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Metodologia Científica Introdução

 

Introdução

A palavra metodologia tem origem grega: meta significa ‘em direção a’; odos, ‘caminho’; logos, ‘discurso’.

A Metodologia Científica é, etimologicamente, um discurso sobre o caminho que alguém deve percorrer se pretende fazer ciência. Em outros termos, a Metodologia Científica é uma disciplina que capacita alguém a avaliar métodos, identificando limitações e implicações que dizem respeito às suas utilizações.

 O método é uma série de preceitos abstratos que regulam a ação; a metodologia é um conjunto de procedimentos utilizados, uma técnica e sua teoria geral. 

A metodologia avalia a aplicação do método por meio de procedimentos e técnicas que garantem a legitimidade do conhecimento obtido. Assim, a metodologia se relaciona com a epistemologia, um estudo que tem por objeto a própria ciência, os discursos e as técnicas específicas de cada ciência em particular.
 Ela tem interesse pela descrição e análise dos métodos, esclarece seus objetivos, utilidade e consequências. 
Ela compreende todo o processo de pesquisa científica. A Metodologia Científica relaciona, de forma inseparável, referenciais epistemológicos, métodos e procedimentos técnicos. 
Quando se decide por um ou mais métodos de pesquisa, o pesquisador deve compreender que sua concepção tem uma dimensão fundamentalmente histórica e que depende da especificidade do objeto investigado. 
Não há uma visão linear, estática e homogênea da investigação científica – ou seja, não há um método científico geral onde todas as ciências venham encontrar o seu lugar comum. Daí a importância e a extensão da Metodologia Científica. A importância da Metodologia Científica como disciplina consiste em que ela desenvolve a capacidade do aluno de observar, selecionar e organizar cientificamente os fatos. Nesse sentido, seu conteúdo programático deve se pautar na compreensão da ciência enquanto um trabalho de construção do conhecimento.

 Assim, segundo Barros e Lehfeld (2007, p. 8), os objetivos específicos da Metodologia Científica são:

a) Análise das características essenciais que permitem distinguir ciência de outras formas de conhecer, enfatizando o método científico e não o resultado;
b) análise das condições em que o conhecimento é cientificamente construído, abordando os significados de postulados e atitudes da ciência hoje;
c) criação de oportunidades especiais para o aluno comportar-se cientificamente, levantando e formulando problemas, coletando dados para responder aos questionamentos, analisando, interpretando e comunicando resultados;
d) capacitação do aluno para que ele leia criticamente a realidade e produza conhecimentos;
 e) criação de vetor de informações e referenciais para a montagem formal e substantiva de trabalhos científicos: resenhas, monografias, artigos científicos, etc.
f) fornecimento de processos facilitadores à adaptação do aluno, integrando-o à universidade, minimizando suas dificuldades e apreensões quanto às formas de estudar e, consequentemente, de encontrar meios de extrair o maior proveito do estudo. 

 A Metodologia Científica tem como finalidade a formação do espírito científico. Isto quer dizer, a leitura crítica do cotidiano, o uso sistemático de técnicas de pesquisa, a documentação e, fundamentalmente, a tentativa constante de relação entre a teoria metodológica e a prática da pesquisa. A disciplina orienta o aluno no processo de investigação para que ele possa tomar decisões, ser agente de seu aprendizado no processo de investigação científica. Isso porque ela tem como pressuposto que no aprendizado pela pesquisa o aluno aprende a aprender, sendo essa a habilidade essencial para fazer da atitude investigativa uma prática não só acadêmica como também cotidiana


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