Últimos Posts
recent

OS CINCO PARÂMETROS DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA

OS CINCO PARÂMETROS DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA:

A estrutura das LIBRAS é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade. Esses parâmetros são, conforme Brito (1995):

Configuração das Mãos

configuração das mãosSão as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Comparando-se as configurações utilizadas em LIBRAS e em ASL (American Sign Language), percebe-se que há um grande número de similaridades e algumas diferenças. Por essa divergência entre as duas línguas pode-se notar que cada língua possui seu sistema de configurações e que estas não se restringem apenas às nomeadas no alfabeto manual

Ponto de Articulação

ponto de articulaçãoÉ o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo tocar alguma parte do corpo, como também estar em um espaço neutro vertical ou horizontal. É o espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça, a cintura e os ombros.

Movimento

movimentoÉ um parâmetro tão complexo que pode envolver uma grande quantidade de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjuntos de movimentos no mesmo sinal;

Orientação/direcionalidade de mão

direçãoA orientação da palma da mão não foi considerada como um parâmetro distinto no trabalho inicial de Stokoe. Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41), na língua de sinais brasileira, e Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientações da palma da mão na língua de sinais brasileira: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.

Expressão facial e ou corporal

expressãoEsse parâmetro é de fundamental importância na linguagem de libras, pois eles vão permitir a transmissão de sentimentos e intensidades, são exatamente as expressões não manuais (movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do trono) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais: marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.

 

 

Assim como tudo em nossa sociedade, o ensino de Libras e suas características são dotados de estereótipos que devem ser quebrados e só a pesquisa ajudará nesse processo. Muitos entendem como libras apenas o alfabeto manual, mas existem diversas outras configurações de mãos que permitem o entendimento da linguagem de forma mais completa, em um modelo que faz mais sentido tanto para o ouvinte e o próprio surdo. Em breve farei mais postagens sobre esse assunto, pois as temáticas são muitas e uma postagem apenas não seria suficiente.

Referencias

http://guharteinclusao.blogspot.com.br/2012/01/os-cinco-parametros-da-lingua-de-sinais.html

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.