Últimos Posts
recent

Importância da Higiene

Importância da Higiene

clip_image002

Antes de começar a aprender sobre a Higiene vamos ver a Etimologia da palavra?

Higiene » Do grego Hygéia, que significa “sã” ou “sadio”.
A deusa grega da saúde era Hygéia, filha do deus da medicina, Asklepios (Esculápio).
A palavra “higiene” chegou à língua portuguesa através do grego hygeinos, que significa "o que é saudável".

Mas afinal o que é higiene?

Higiene são um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde.

Para que serve a higiene?

A higiene tem por finalidade não só manter um estado de completo bem estar físico, social e mental, como proporcionar meios para que a comunidade, mesmo sendo saudável, possa melhorar o seu bem estar social e aprimorar a raça.

Quais os tipos de higiene?

  • Higiene pessoal
  • Coletiva
  • Mental
  • Ambiental

A área da educação física abrange os 4 (quatro tipos de higiene) vamos ver exemplo como?

HIGIENE PESSOAL, um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde,que viram normas de vida em caráter individual. Higiene pessoal será usada pré/durante/pós a aula:

  • BANHO seria o primeiro hábito de higiene (Antes de o aluno ir para escola, deve-se aconselhar-ló a tomar pelo menos dois (ou mais) banhos todos os dias um na parte da manha e outra na noite).
  • ASSEPSIA, aconselhar os alunos ao uso de desodorante, diariamente, especialmente no verão
  • LAVAR AS MÃOS, aconselhar os alunos que sempre que necessário fazer a higienização das mãos, antes de quaisquer refeições, antes de qualquer contato com os alimentos, depois de utilizar o banheiro e depois da aula de educação física
  • HIGIENE ORAL, aconselhar os alunos a fazer a higienização oral, assim quando acordam, após realizar ingestão de alimentos, e antes de dormir, fazer uso de uma escova adequada, fio dental e pasta dental com flúor, lembra-lós sempre que isso evita cáries
  • ÁGUA POTÁVEL, Aconselhar sempre os alunos antes/durante/depois da aula fazer a hidratação corporal, com água potável.
  • ALIMENTAÇÃO, aconselhar os alunos a realizar uma alimentação saudável com mais alimentos naturais

Dicas para o professor:
Estimular os alunos a trazer;
1- Garrafinha de água.
2- Pano/toalha.
3- Sabonete.
4- Desodorante.
5- Pasta/Escova de dente.

Mesmo que você só utilizar a garrafa de água, toalha, desodorante, sabonete na sua aula, estimule o aluno a trazer todos os itens para usar na hora do intervalo, estimule os alunos, bole formulas para que eles tornem esses hábitos normais, isso lhe ajudará na vida em sociedade. Como?

Se ele sair com os pais, ele já vai ter hábito de lavar as mãos depois de brincar, se for comer algo com amigos, ele vai desejar escovar os dentes após ingerir o alimento, sempre vai querer sair de banho tomando e cheiroso não é mesmo?
É claro que os pais também ajudam na formação dos hábitos dos filhos e vice-versa, tanto os pais podem influenciar os filhos em hábitos saudáveis ou não, quanto os filhos podem mudar os hábitos dos pais, mostrando para eles que aprendeu que fazer algo na escola ajuda com uma vida melhor etc.

HIGIENE COLETIVA, conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade de forma a direciona-las a um conceito geral de higiene. A higiene coletiva é também um conjunto de normas para evitar nossas doenças e de outras pessoas também, para preservar a vida de todos.

  • Na quadra, ensinar os alunos a não jogar ou deixar, papeis, camisas, bolas, tênis, cones, etc., espalhados na quadra.
    Sabemos que muitos alunos por mais que aconselhamos uma alimentação saudável, e aconselhamos que não mastiguem, chupem balas, chicletes e pirulitos, por mais que falamos eles sempre encontram um jeito de comer essas guloseimas e jogam, os papeis de bala no chão.
    Também vemos que quando não temos materiais suficientes (bolas) os alunos improvisam amassando papeis, para fazer bolas, nem sempre papeis os alunos são criativos, usam de tudo que tiver na frente para fazer de bola, garrafa, pedras, tampinhas, plásticos, copos descartáveis, etc. Temos que ensinar a importância da higiene coletiva e deixar a quadra limpa
  • Na escola e em outros lugares, a mesma coisa acima, temos que ensinar aos alunos, a jogar o lixo no lixo, não espalhar sujeira, pelas dependências de lugares, manter tudo organizado, etc.
    Explicar que não é só ele que irá utilizar e um lugar publico e que outras pessoas também irão usar aquele lugar e deve-se manter limpo e organizado

HIGIENE MENTAL, necessidade que temos de verbalizar. Ela evita conflitos sociais e doenças psicossomáticas.

Ensinar os alunos, que não se devem falar palavras ofensivas, de baixo calão. Isso irá fazer com que o aluno se torne mais respeitoso com o professor e os alunos.

HIGIENE AMBIENTAL, um conceito relacionado com a preservação das condições sanitárias do meio ambiente de forma a impedir que este prejudique a saúde do ser humano.

Ensinar aos alunos que devem cuidar do lixo, varrer a casa, lavar os alimentos antes de comer, não fazer necessidades fisiológicas na rua e etc.

Hábitos gerais a serem utilizados no dia a dia

Existem alguns hábitos de higiene que devem ser divulgados e preservados para a boa convivência.

É o caso de, ao tossir ou espirrar, proteger a boca com as costas da mão, para evitar que os germes expelidos atinham outras pessoas ao redor. Na ocorrência de gripes ou resfriados é indicado o uso de lenços descartáveis

A higiene íntima é uma das mais importantes na prevenção e combate às doenças. Tanto o homem como a mulher devem ter especial atenção com esta área do corpo.
Os órgãos genitais devem ser bem lavados, com sabonete e bastante água, pelo menos uma vez ao dia, durante o banho.
A mulher deve dar ainda mais atenção a este aspecto, pois seus órgãos genitais, por serem internos, são mais facilmente contaminados. Não é indicado o uso de ducha vaginal, pois provocam alterações na flora, cuja função é evitar a instalação de inflamações oportunistas, como os corrimentos. Na presença de alguma secreção de coloração ou cheiro diferente do habitual, procure orientação médica. No período menstrual devem ser duplicados os cuidados.

A higiene do ânus, após cada evacuação, deve, preferencialmente, ser feita com uso de ducha, sabonete e toalha. Caso não seja possível recomenda-se o uso de papel higiênico, no sentido de frente para trás, pois evitará o contato das fezes com o aparelho urinário, prevenindo as infecções.
Após a utilização do papel, coloca-ló na lixeira ou no vaso sanitário. É importante lembrar de secar bem o pênis ou a vagina, após cada vez que urinar. Para isso pode ser utilizado papel higiênico.

O umbigo é um orifício que deve ser cuidadosamente higienizado, pois poderá exalar mau odor. Lavar bem com água e sabonete e secar cuidadosamente

Os pés e as mãos, não basta lavar bem os pés, é necessário seca-lós, principalmente entre os dedos. Assim evitam-se frieiras, micoses e mau odor.

As unhas dos pés e das mãos devem ser cortadas e limpas com frequência, para combater o aumento e a transmissão de germes, evitando verminoses, contaminações e várias doenças. Evite andar descalço.

Resumindo os HÁBITOS DE

HIGIENE / HÁBITOS HIGIENICOS

  • Tome banho diário
  • Escove os dentes ao acordar, deitar e após as refeições
  • Lave as frutas, legumes e verduras antes de consumi-las
  • Não jogue lixo no chão
  • Só beba água filtrada
  • Corte e limpe as unhas
  • Mantenha a higiene íntima
  • Lave sempre bem as mãos
  • Conserve limpos os locais públicos
  • Evite andar descalço
Raynner

Raynner

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.