Últimos Posts
recent

Handebol escolar

1Handebol

Andebol (português europeu) ou handebol (português brasileiro) (do inglês handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90 m a 110 m de comprimento e entre 55 m a 65 m de largura, a área de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13 m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o andebol de sete.

História do Handebol

Atribui-se a invenção do andebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra 2Mundial. No início, o andebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.

Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Andebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Andebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.

Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o andebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.

A primeira vez que o andebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o andebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

Enquanto as Medidas da quadra?

3É retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m).
A área privativa do goleiro será determinada por um semi-círculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol. Nesta área somente o goleiro pode ficar, atacantes e defensores devem ficar fora dela (não é permitido nem pisar na linha, entretanto pode-se pula-lá de fora para dentro, desde que se solte a bola enquanto estiver no ar).
O outro semi-círculo será colocado a 9m, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre (de onde geralmente são cobradas as faltas realizadas pela defesa).
A baliza possui largura interior de 3m e altura de 2m. Em frente e ao meio de cada baliza, e a uma distância de 7m, traça-se uma linha paralela à do gol, de 1m de comprimento e chamada de marca dos 7m (penalidade máxima), este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário enquanto este atacava a meta da defesa.

Resumindo:

Quadra: 20 metros x 40 metros
Área: 6 metros
Linha pontilhada 9 mestros

Entendendo um pouco mais

Jogadores » 7 Jogadores ( 6 de linha e 1 goleiro)

Categorias

  • Sub 11
  • Mirim  (10/12 anos)  > Sub 13    |  20
  • Infantil (13/14 anos) > Sub 13    |18
  • Cadete (15/16 anos)                    |16 > Nº da equipe jogadores por time
  • Juvenil (17/18 anos)                      |14
  • Junior (19/21 anos)                        |14

 

Diferenciação

Esporte Clube = Competição
Esporte Escola = Aprendizado, Lúdico, desenvolvimento  (Educar o aluno a se movimentar) (esporte para todos)

No Mirim o principal aprendizado é a coordenação motora!

Sistemas Defensivos

6x0 (o mais utilizado (menos no mirim e infantil) onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.

01


00

Pontilhada só quando tiver falta (Cobranças)


A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
02

São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual.

03

3:3 é, sem dúvida, um dos sistemas defensivos mais ofensivos e é, por esta razão, tido como o sistema de defesa por zona mais arriscado em jogos de Handebol. Seu principal objetivo é impedir os arremessos de nove metros da equipe adversária.

04

3:2:1 tem por principal objetivo impedir que a equipe adversária realize movimentações que a permitam realizar passe para infiltrações na defesa.

05

Defesa posicionadas (defesas por ZONA)

Defesas por zonas:
6x0
5x1
4x2
3x3
3x2x1

 

 

 

 

5x1 consiste em cinco jogadores na primeira linha de defesa, e um na segunda linha, chamado de Bico, responsável por tentar interceptar passes ou adiantar qualquer investida contra sua baliza.

06

4+2 são quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual.

07

Tempo de jogo por categoria

Adulto
Junior     > 30x30 Minutos
Juvenil

Cadete    > 25x25 Minutos
Infantil

Mirim   > 15x15 Minutos

Até a próxima!

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.