Últimos Posts
recent

Principais materiais de aferição

Uma definição conceitual de Antropometria seria “Série de técnicas de mensuração sistematizada que expressam quantitativamente as dimensões do corpo humano (Malina 1995) ou de forma ampla referida como mensuração externa do corpo humano” (Boileau e Lohman 1977).
Porque avaliar? Qual proposito?É preciso ter um parâmetro, um ponto de partida, um ponto de vista, Morfológico, funcional das variáveis da saúde.
Bom alguns materiais relativos para aferição são:
Balança
Qual o protocolo para seu uso?

O avaliado tem que se posicionar em posição ortostática “em pé”. Com os pés unidos e em contato com o instrumento de medida suas superfícies posteriores do calcanhar, cintura pélvica, cintura escapular e região occipital. A medida foi feita com o indivíduo em apnéia inspiratória,(Segurando o ar) de modo a minimizar possíveis variações sobre está variável antropométricas. A cabeça deve ficar orientada no plano de Frankfurt, paralelo ao solo e com a medida feita com o cursor em ângulo de 90 graus em relação á escala. O avaliado tem que utilizar calção e camiseta e os pés descalços. E deve ser feita feitas três medidas considerando-se a média das mesmas como valor real da altura total (MATSUDO, V.K.R, 2005).

Fita métrica
Qual o protocolo para seu uso?

Utilizando uma fita não elástica, a circunferência abdominal é medida na altura da cicatriz umbilical (umbigo), (Modesto Filho, 2007).

Obs.: Isto vale para circunferência abdominal.




Plicômetro
Qual o protocolo para seu uso?
O compasso deve ser manuseado com a mão direita, com a mão esquerda pinçamos o tecido subcutâneo entre o polegar e o indicador, cuidando para o músculo não seja pinçado junto, na dúvida solicita-se uma leve contração e posterior relaxamento do músculo. As extremidades do compasso são ajustadas perpendicularmente à prega a uma distância de aproximadamente 1 cm do ponto onde a prega foi pinçada, aguarda-se dois segundos antes de efetuar a leitura.
Pra que serve esses materiais servem e onde uso isso?
Inicialmente nos podemos utilizar esses materiais básicos para poder aferir, PESO, ALTURA, CIRCUNFERÊNCIA, GORDURA SUBCULTÂNEA, nos podemos utiliza-lós na nossa casa, trabalho, escola, pesquisas etc.
Um trabalho legal de fazer e no inicio do ano letivo você comparar PESO, ALTURA e (IMC), dos alunos e no final do ano letivo fazer uma comparação para ver os avanços dos alunos na aula de Educação física.
E agora como faço o IMC?


A forma mais amplamente recomendada para avaliação do peso corporal nos indivíduos é o IMC (índice de massa corporal), ele foi desenvolvido pelo polímata LAMBERT QUÉTELET, recomendado inclusive pela Organização Mundial da Saúde. Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em Quilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevado ao quadrado (quadrado de sua altura). O valor assim obtido estabelece o diagnostico da obesidade e caracteriza também os riscos associados conforme apresentado acima.
Abraço a todos
Professor Raynner Barbalho
Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.