CONCEITOS DE EDUCAÇAO FÍSICA E ESPORTE
INDICE
1 – INTRODUÇÃO
2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
3 – ESPORTE
4 – DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
5 – CONCLUSÃO PESSOAL
6 - BIBLIOGRAFIA
1. Introdução
A Educação Física, é a área de conhecimento que abrange as atividades pedagógicas, tendo como tema o movimento corporal e que toma lugar na instituição educacional (BRACHT, 1989).
A Educação Física na atualidade, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é a área que busca incluir todos os alunos, promovendo sua inserção e integração a Cultura Corporal do Movimento por meios de vivências de jogos, esportes, ginásticas, lutas, atividades rítmicas e expressivas e o conhecimento sobre o corpo. Esse conteúdo será abordado em três blocos: conceitual, procedimental e atitudinal (BRASIL, 1998).
O Esporte, que é um dos conteúdos da Educação Física Escolar e não deve ser trabalhado majoritariamente no ano letivo. O Esporte Escolar vem evoluindo no que concerne o embasamento teórico, tendo como exemplo o avanço e o surgimento das abordagens da Educação Física, muitas das vezes o Esporte Escolar continua sendo uma caricatura do Esporte de Alto Rendimento.
Segundo Caparroz (2001, p. 31), “tratar o esporte como conteúdo da educação física tem sido um dos temas mais presentes no meio acadêmico da educação física brasileira”. Porém, apesar de debater frequentemente, a sua discussão precisa ser aprofundada e ampliada de forma que consiga ultrapassar o discurso e que haja uma intervenção na prática pedagógica.
Percebemos que em vários depoimentos de professores de outras disciplinas que compõe a matriz curricular da escola, os docentes não sabem fazer a diferenciação entre a educação física e o esporte
A Educação Física é de suma importância para que o aluno torne-se um ser critico, ativo e autônomo em relação a prática da atividade física, ou seja, após um período formal de aulas os alunos devem analisar e/ou manter uma prática de atividade regular, sem o auxilio de um especialista da área, se assim desejarem. Considerando como corpos vivos, isto é, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.
2- História da Educação Física no Brasil
A Educação Física no primórdio da história era utilizada com o intuito de deslocamento e também como maneira de sobrevivência, através da pesca, caça e a fabricação de utensílios (MARINHO, 1980).
A implantação da Educação Física nas escolas só aconteceu no Brasil em 1851, através da Reforma de Couto Ferraz, que estava preocupado com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guths Muths, J.J. Rosseau, Pestalozzi e outros (BETTI, 1991). Posteriormente, em 1882, Rui Barbosa recomendou que fosse obrigatória a prática das ginásticas, para ambos os sexos, e que também fosse equiparada às outras disciplinas da escola. Mas de fato isso não aconteceu em todos os municípios da corte, exceto Rio de Janeiro e nas escolas militares.
No inicio da década de 20 do século XX, a Educação Física foi incluída em vários estados do território brasileiro dentre eles; São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal .
3- Esporte
A origem da palavra esporte que significa regozijo, ou seja, diversão, até os dias de hoje quase não mudou sua terminologia
O Esporte Moderno surgiu na Inglaterra, no final do século XIX, momento este que aconteceu o desenvolvimento da industrial e fez ascender a classe média, tanto no poder político como social. Essa classe lutou com o intuito de conseguir privilégios no sistema educacional e acabou conseguido um aumento significante no número de escolas públicas, este fato, foi decisivo para a multiplicação de jogos esportivos
O esporte é como uma ação social institucionalizada, composta por regras, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre dois ou mais oponentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, por meio de comparação de desempenhos, determinar o vencedor ou registrador do recorde.
Em contra partida, Bracht (1989) refere-se ao esporte como uma atividade corporal de movimento com caráter competitivo que surgiu no âmbito da cultura européia por volta do século XVIII e se expandiu por todos os cantos do planeta, que, em seu desenvolvimento, assumiu as seguintes características básicas: competição, rendimento físico-técnico, recordes, racionalização e cientificização do treinamento.
Segundo Tubino (2000) o esporte pode ser classificado em: esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance.
O esporte-educação que está focado na escola, tem por objetivo incluir todos os alunos na cultura pelo movimento numa ação de manifestação social e o exercício da cidadania com a visão critica dos fatos, impedindo a competição exacerbada e a exclusão. O professor que utiliza deste esporte-educação, procura proporcionar aos alunos uma gama de modalidades distintas, deve encaminhar para a reflexão critica dos acontecimentos, não só dos esportes, mas de outros problemas que o rodeiam .
O esporte-participação que tem o objetivo do prazer lúdico, acontecendo em espaço sem obrigações do dia a dia e o aproveitamento do tempo livre, oferecendo como propósito a diversão, a descontração e a socialização. Este esporte-participação pode ser praticado por todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos). É frequente notamos pessoas praticando vôlei de praia, futebol, caminhada e outras atividades nos finais de semanas ou no período ocioso dos compromissos diários (TUBINO, 2000).
O esporte-performance, ou seja, esporte de alto rendimento traz em si a procura de eficiência no desempenho, a busca de vitória sobre os adversários, o emprego da tecnologia, visando melhorar a performance esportiva e o uso dos laboratórios fisiológicos para desenvolver pesquisa que aperfeiçoe a atuação física.
As modalidades esportivas são vinculadas as instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos .
4- Diferença entre Educação Física e Esporte
O Esporte e a Educação Física tiveram em diversos momentos da história uma função ligada aos interesses políticos e estratégicos das instituições sociais e dos Estados
A Educação Física é a área de estudo da cultura corporal do movimento, tendo como um dos seus conteúdos o esporte. Mas devido o grande reforço que os meios de comunicação, colocam sobre o “esporte- espetáculo”, tem se conceituado erroneamente como sendo sinônimo da Educação Física .
Segundo Castellani Filho considerar o esporte como sendo conteúdo da Educação Física Escolar, é reconhecer o esporte “como uma prática social, que é resultado de uma construção histórica que, dada a significância com que marca a sua presença no mundo contemporâneo, caracteriza-se como um dos seus mais relevantes fenômenos socioculturais, mais este não é o único. Os jogos, as lutas, as ginásticas, as danças e o conhecimento sobre o corpo, precisam ser abordados para garantir um ensino de qualidade”.
Souza garante que a influência do esporte enquanto fetiche da mercadoria, na Educação Física Escolar, se manifesta de três formas:
“a) a ampliação do consumo de mercadoria esporte espetáculo e de outras mercadorias paralelas; b) a ampliação das possibilidades de descoberta de valores (novos esportistas) e por último, mas não menos importante, c) a propagação de valores e normas de comportamentos relativos ao mundo das mercadorias”.
A mídia tem causado grande impacto sobre a escolha do conteúdo (Esporte) da Educação Física e sobre a forma de como eles são transmitidos. O esporte é um ótimo investimento, já que o espetáculo é fácil de ser produzido, os cenários e atletas estão preparados e custa pouco para os investidores, ou seja, o esporte é uma fonte inesgotável de notícias, de público e de lucro .
Atualmente o esporte é caracterizado como mercadoria da indústria cultural. O acesso a sua prática, ou seja, seu consumo está baseado nas leis do mercado. Os grandes eventos esportivos são vitrines deste produto, divulgados amplamente na mídia constroem heróis que alimentam este mercado. Contudo, apesar das influências sofridas e da utilização para fins políticos e econômicos, o esporte mantém em sua configuração primária, o embate esportivo, seus princípios fundamentais: a busca pelo ideal de vitória e o intuito de ser o melhor. Estes fatores, apoiados na regulamentação esportiva, sustentam a legitimidade do esporte .
Por outro lado, a Educação Física na escola é legitimada através do currículo oficial das instituições educacionais, como sendo uma prática social dependente de argumentos plausíveis que a reconheçam com uma prática justa e equânime. Tal legitimidade só se faz possível diante de um regime democrático que parta do consenso popular, extraído através do debate político .
5- Conclusão pessoal
Quem se forma em Educação Física terá matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o bacharel em Esporte atua, basicamente, como técnico ou preparador físico de atletas ou de equipes nas modalidades esportivas. Em geral, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.
A mídia promove muito o esporte, pois é rentável, abrange milhões de pessoas na divul-gação de eventos esportivos estando caracterizado como mercadoria da industria cultural, que promove marcas e empresas de grande porte
Já Educação Física, é considerada apenas como uma diciplina escolar oficial, que tem como conteúdo o esporte,embora seja de suma importância para a vida pessoal dos alunos, não é tão divulgada, ou seja exaltada, pois não da rentabilidade para os poderosos publicitários na sua divulgação
Para ser divulgado somente quando há interesse político, na divulgação da abertura de uma nova unidade escolar.
6- BIBLIOGRAFIA
http://www.efdeportes.com
http://www.fc.unesp.br
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/educacao-fisica-601784.shtml
Abraço a todos
Prof Raynner Barbalho
Caderno da Educação Física
1° Semestre
Introdução a Educação física
Moleza
Trabalhos prontos
Conceitos de Educação Física e Esporte
Raynner
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