Corrida e Qualidade de Vida
Introdução Abordaremos a importância e os benefícios proporcionados pela prática de atividades esportivas na qualidade de vida, tendo como base a prática da corrida como ponto de partida por se tratar de um esporte da atualidade e inclusivo.
Corrida e Qualidade de vida Não é novidade para ninguém que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde, e melhora a qualidade de vida.
Corrida de rua é um dos esportes mais populares da atualidade. Porque correr?
* Não necessita muitos recursos materiais.
* Não precisa ter muita habilidade.
* Basta estar em dia com a saúde.
* Ter um bom par de tênis.
Corrida e Qualidade de vida Kenneth Cooper sobre uma corrida lenta, que ficou conhecida como cooper. Muitas pessoas aderiram a essa prática, mas o pensamento de que todas as pessoas deveriam percorrer a mesma distância, independente de sua condição física, logo ficou ultrapassado.
Benefícios gerados com a prática da corrida AUMENTO MÁXIMO DO DEBITO CARDÍACO.
DIMINUIÇÃO DA FREQUENCIA CARDIACA EM REPOUSO.
MELHORA DA CIRCULAÇÃO CORONÁRIA.
AUXILIA NA PREVEÇÃO DO A.V.C.
AUXILIO NA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO E DAS DOENÇAS CORONÁRIAS (estreitamento dos vasos).
AUMENTO DA FORÇA MUSCULAR.
FORTALECIMENTO DOS TENDÕES ,LIGAMENTOS E ARTICULAÇÕES.
COMBATE OSTEOPOROSE.
CONTROLA A MASSA CORPORAL.
CONTROLA O COLESTEROL, O ESTRESSE, A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO.
Benefícios gerados com a prática da corrida Obs.: Outro cuidado necessário é consultar um cardiologista antes de iniciar a prática, com a finalidade de verificar se não há problemas cardíacos. Isso porque a corrida não é recomendada em casos de pressão arterial elevada e outros distúrbios, como a arritmia. Por isso, consulte sempre um cardiologista antes de iniciar a prática da corrida.
História da corrida A origem temporal da corrida é localizada na pré-história, quando os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir de seus predadores.
—Você sabia? Que essa lenda impulsionou a entrada da prova de maratona. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896.
—Atualmente, as provas de corrida são parte da modalidade “atletismo” e se dividem em provas de velocidade (curta distância) e de resistência (longa distância).
Tipos de corrida
Corrida básica
Objetivo de estimular a capacidade aeróbica.
Corrida longa
Utilizada a estratégia da corrida por intervalos(passadas lentas e rápidas intervaladas) ou progressiva, em que a passada aumenta conforme o fim do trecho se aproxima.
Corrida intervalada
Comum entre os iniciantes, o tipo intervalado consiste em misturar ritmos lentos ou caminhadas com corridas aceleradas. Esses intervalos servem ainda para estimular as funções cardiorrespiratórias e a perda de gordura.
Corrida de tempo
Na modalidade de tempo você deve dar o melhor de si e buscar ser o mais rápido possível dentro do tempo estipulado.
Corrida de subidas
Para aumentar a resistência, um plano de subidas pode ser uma boa estratégia.
Fartlek
Para atletas que começam a buscar velocidade na corrida, a modalidade fartlek é uma das mais indicadas. Esse tipo de corrida mistura intervalos com duração e distância variados de forma a treinar a resistência do atleta.
Corrida de progressão
Começando com o passo normal e, progressivamente, aumentando a velocidade. A modalidade de progressão requer um esforço médio e menos tempo de recuperação do atleta.
Corrida de recuperação
A intenção é relaxar o corpo e pegar leve. Após um treino pesado, como uma corrida de intervalo ou de tempo, a modalidade de recuperação é essencial para auxiliar a eliminar a fadiga.
Tipos de corrida no atletismo Considerando a distância, as corridas dividem-se em:
Corridas rasas: curta distância (velocidade), que nas competições oficiais vão até os 400 metros;
Corridas de meio-fundo: (800 metros e 1500 metros);
Corridas de fundo: longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros).
Quando, porém, são combinadas com saltos de barreira, temos a corrida com obstáculos. Outros tipos de corrida são:
Corridas mistas: são corridas que têm seu início e seu final numa pista, porém, o percurso é desenvolvido nas ruas e estradas.
Corridas cross country: são corridas de longa distância, realizadas em campos, bosques e terrenos acidentados. É um tipo de prova muito divulgado nos países europeu.
Pedestrianismo: são corridas de longa distância realizadas nas ruas da cidade. No Brasil, a mais conhecida é a São Silvestre, tradicionalmente realizada no dia 31 de dezembro, com percurso em torno de 15.000 metros nas ruas de São Paulo.
Tipos de corrida no atletismo 100 m rasos: é a prova mais nobre do atletismo, que premia o homem e a mulher mais rápido(a) do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta.
200 m rasos: segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distância. A largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exatamente umas ao lado das outras, para que o competidor que largue na parte interna da pista não saia com vantagem.
400 m rasos: corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200 m rasos.
800 m: é uma prova de meia-distância, na qual os competidores devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes.
1.500 m: outra prova de meia-distância. Segue a mesma linha das outras provas de velocidade.
5.000 m: é conhecida como uma prova de fundo, por não se tratar apenas de uma competição de velocidade.
10.000 m: é a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estádio. Assim como em todas as outras de velocidade.
Tipos de corrida no atletismo 110 m com barreiras (100 m para mulheres): oito competidores têm de percorrer a distância predefinida pulando as dez barreiras que existem no percurso.
400 m com barreiras: segue a mesma linha dos 110 m com barreiras (100 m para mulheres), mas as dez barreiras nesse caso são um pouco menores.
3.000 m com obstáculos: inspirada no hipismo, a prova consiste em um percurso de 3000 m que contém barreiras seguidas de pequenos lagos como obstáculos.
Tipos de corrida no atletismo Revezamento 4 x 100 m: uma equipe formada por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que ao fim de sua participação o atleta deve passar um bastão para o seu companheiro. Essa troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a equipe poderá ser desclassificada. Se o bastão cair, somente aquele que o derrubou poderá pegá-lo novamente.
Revezamento 4 x 400 m: segue a mesma linha do revezamento 4 x1 00m, mas a distância percorrida por cada atleta é quatro vezes maior.
Maratona: uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas. Nela, competidores percorrem uma distância de 42,195 km, normalmente em ruas abertas, sendo que os 400 m finais da prova geralmente são realizados dentro do estádio. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.
Marcha atlética: é uma prova na qual os atletas só podem andar. Para que essa regra não seja descumprida, o calcanhar do pé da frente do atleta deve ficar em contato com o solo até que a ponta do pé posterior toque o chão. As provas podem ser disputadas em 20 km ou 50 km. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada, que, assim como acontece na Maratona, está posicionada dentro do estádio.
VOCÊ SABIA? O atleta jamaicano Usain Bolt estabeleceu novo recorde do Mundo dos 100 metros, ao correr a distância em 9,58 segundos, na final da prova dos Mundiais de Berlim2009, na qual conquistou a medalha de ouro....correndo a uma velocidade média de 44km/h...A MAIOR VELOCIDADE ATINGIDA PELO HOMEM
História da modalidade Corrida de rua
As Corridas de Rua surgiram na Inglaterra no século XVIII onde tornaram-se bastante popular, posteriormente, a modalidade expandiu-se para o resto da Europa e Estados Unidos.
Depois, por volta de 1970, aconteceu o "jogging boom" baseado na teoria do médico norte-americano Kenneth Cooper que difundiu seu famoso "Teste de Cooper", a partir de então, a prática da modalidade cresceu de maneira sem precedentes na história.
na década de 70 surgiram provas onde era permitida a participação popular junto com os corredores de elite – cada grupo largando nos respectivos pelotões.
Atualmente, o critério da Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) define as Corridas de Rua, provas de pedestreanismo, como disputadas em circuitos de rua (ruas, avenidas, estradas) com distâncias oficiais variando de 5 Km a 100 Km.
VOCÊ SABIA? O maior vencedor – e também recordista – da prova é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias. Entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, que com seis vitórias consecutivas nos anos 1980 é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias.
Conclusão Ao longo dos anos, possibilitou que fossem considerados em sua avaliação, tanto os aspectos objetivos como os subjetivos, em conjunto ou separadamente.
Não há consenso sobre o conceito de qualidade de vida, porém, os aspectos de subjetividade e multidimensionalidade são geralmente aceitos pela maioria dos pesquisadores.
principalmente na área da saúde, objetivando uma uniformização e melhor entendimento conceitual.
Referências http://humanasaude.com.br/novo/materias/6/os-benef-cios-da-corrida-e-da-caminhada_26088.html
http://www.webrun.com.br/h/noticias/historia-da-modalidade-corridas-de-rua/43 http://www.corredortrainer.com.br/corridas/conheca-os-8-principais-tipos-de-corrida/
Plano de Aula
Tema: 1º Aula > Corrida e qualidade de vida Objetivo: Estimular o interesse do aluno à praticar e a conhecer a modalidade corrida. Conteúdo: Levantamento prévio(entrevista) Duração: 1 aula Objetivo especifico: Praticar a modalidade corrida em prol de uma melhor qualidade de vida. Recursos materiais: Questionário sobre a aula. Recursos Humanos: Professor/Aluno. Parte inicial: O professor fará uma aula de bate papo. Parte principal: Após feito a roda de bate papo levantará a questão corrida e qualidade de vida. Parte final: O professor perguntará para o grupo sobre o que acharam da aula(opinião de cada aluno) Avaliação: Expectativa atendidas
Tema: 2º Aula > Corrida e qualidade de vida Objetivo: Estimular o interesse do aluno à praticar e a conhecer a modalidade corrida Conteúdo: Apresentar aos alunos as diversas modalidades da corrida e os seus benefícios. Recursos materiais: Data show, vídeo, revistas, jornais. Recursos humanos professor aluno. Parte inicial: Após organizar o grupo, o professor fará uma pequena abordagem, os tipos de corridas e benefícios que ela trás aos seus participantes e em seguida montará o data show. Parte principal: O professor coloca o vídeo no data show e ao terminar o vídeo explicará através do slide os tipos de corrida e os benefícios. Parte Final: Ao termino da aula o professor pedirá aos alunos que façam uma pesquisa sobre a corrida que mais se identificou.
Tema: 3º Aula > Corrida e qualidade de vida. Objetivo: Estimular o interesse do aluno à praticar e a conhecer a modalidade corrida. Conteúdo: Levantamento prévio(entrevista). Duração: 1 aula. Objetivo especifico: Praticar a modalidade corrida em prol de uma melhor qualidade de vida. Recursos materiais: Equipamentos de corrida e suas especificações. Recursos humanos: Atleta de atletismo e corredor profissional da área de saúde, professor/aluno. Parte Inicial: O professor iniciará a aula organizando o grupo em roda de bate papo e em seguida apresentará seus convidados para dar uma palestra. Parte principal: será a apresentação dos palestrantes onde o atleta falará sobre a modalidade e apresentará e explicará os equipamentos usados para a prática corrida profissional e pra quem pratica corrida por lazer e o profissional de saúde falará sobre os benefícios de quem pratica tal modalidade destacando os aspectos positivos Parte final: O professor irá encerrar a aula agradecendo os seus convidados, e pedirá aos alunos que venham preparados para prática na próxima aula.
Tema: 4º Aula > Corrida e qualidade de vida. Objetivo: Estimular o interesse do aluno à praticar e a conhecer a modalidade corrida. Conteúdo: Levantamento prévio(entrevista). Duração: 1 aula. Objetivo especifico: Praticar a modalidade corrida em prol de uma melhor qualidade de vida. Recursos materiais: Roupas adequadas para a prática de corrida. Recursos humanos: Professor Aluno. Parte inicial: O professor iniciará a aula com um aquecimento com duração de 10 minutos, e em seguida para mais 10 minutos de alongamento Parte principal: O professor explicará as técnica de corrida (educativo) Skipe > 10 M 2x Rimferson > 10 M 2x Soldadinho > 10 M 2X 2 tiros de 20M Treino especifico 5 voltas num percurso de 200M Parte final: Com o tempo estipulado de 1,50 minutos para os meninos e 2,00 minutos para as meninas. Tendo como critério avaliativo a corrida de contra o relógio (corrida ritmada) Espaço físico: Após a atividade volta a calma com trote de 2 minutos com 3 de alongamento e 2 de relaxamento muscular e hidratação.
Abraço a todos
Prof. Raynner Barbalho
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