DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física encoraja as características únicas do indivíduo e é baseada na proposição fundamental de que embora o desenvolvimento motor seja relacionado com a idade, ele não é dependente da idade. Como resultado disso, as decisões do professor concernentes a o que ensinar, quando ensinar e como ensinar é baseado primeiramente na adequação da atividade para o indivíduo, e não na adequação da atividade para um determinado grupo etário.
A Educação Física Escolar deve enfatizar a aquisição de habilidades de movimento e crescente competência física baseada no nível desenvolvimentista único no indivíduo. Portanto, as atividades de movimento que os alunos executam em programas de Educação Física na abordagem desenvolvimentista correspondem ao seu nível de aprendizado da habilidade motora.
Desde 1851 quando a Educação Física foi introduzida oficialmente na escola, toda sua prática tinha cunho tecnicista e masculinizado e somente em 1882 passou a ser obrigatória para ambos os sexos, naquela época chamada de ginástica. Várias foram às tentativas de justificar a presença da Educação Física no currículo escolar ao longo da constituição da escola moderna. Estas justificativas estabeleceram-se como tendências da Educação Física.
Segundo Bracht “com a superação da ditadura militar e os destinos da educação mais nas mãos dos educadores, era provável que a presença da educação física nos currículos escolares passasse a ser fortemente questionada”. Não se tratava mais de preparar o corpo para a guerra, ou para o trabalho através da repetição de exercícios metódicos (2001, p. 67).
Até meados da década de 80, a Educação física era inserida na escola com práticas tecnicistas e somente após esta data é que alguns estudiosos vieram romper com este modelo tecnicista, rumo a uma concepção mais completa passando a ser entendida como instrumento de educação integral ao qual aparecem os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores.
Com esses aspectos aparecem novas concepções para a Educação Física, tornando-se uma prática pedagógica, no âmbito escolar, tematizando formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura do corpo.
Para Bracht, “[...] diferentemente das outras disciplinas que tratam especificamente de um saber conceitual, a Educação Física possui um duplo caráter “a) ser um saber que se traduz num fazer, num realizar corporal; b) ser um saber sobre esse realizar corporal” (1997, p. 18).
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRACHT, Valter. Educação Física: conhecimento e especificidade. In: Salvador, Eustáquia; VAGO, Tarcísio M. trilhas e partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte, 1997.
Disponivel em:<http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v10%20supl2%20artigo4.pdf> Acesso em 10/03/13
Abraço a todos
Prof Raynner Barbalho
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