1 – Conceitue Aptidão Física é contextualize a importância para a saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
R: Aptidão física é a capacidade do individuo realizar atividades físicas satisfatoriamente,
Através de exercícios físicos haverá uma melhora nas variações de aptidão física, aumentando suas variáveis da saúde assim como, cardiovascular cárdio-respiratório e muscular
2 – Quais as variáveis da Aptidão física?
Faça três listas dessas variáveis, agrupando-as em suas diferentes áreas de classificação.
R:
Neuromotoras | Metabólicas | Antropométricas |
Flexibilidade | Potencia Aeróbica | Composição Corporal |
Força | Potencia Anaeróbica | |
Agilidade | ||
Equilíbrio |
3 – Dentre as diferentes técnicas de mensurações das variáveis da Aptidão física, o que diferencia as “MEDIDAS” dos “TESTES”?
R: O que diferencia é que as medidas é necessário uma tabela para referencias ou uma planilha de dados para haver uma comparação dos resultados obtidos como altura, peso, circunferência, diâmetro, dobras cutâneas. Método de medida é Indireto, simples e de baixo custo)
Já no teste, está relacionado com performance, teste de 12 minutos, shuttle run, teste de 50 minutos e teste cicloergométrico. Neste caso eles são direto, exige, técnica, material, aplicabilidade.
4 – O conceito de AVALIAR o perfil de Aptidão física de indivíduos ou grupos, vai além da coleta inicial de dados. Quais os demais procedimentos que devem ser realizados para que se constitua efetivamente uma AVALIAÇÂO?
R: Fazer uma anamnese (É obrigatório e necessário saber como está a saúde indivíduo).
Primeiramente conhecer os protocolos de teste.
Fazer uma anamnese (saúde).
Orientar o avaliado o tipo de teste.
Mensurar F.C e a P.A em repouso.
Aquecimento de 2 a 3 minutos.
Monitorar dentro do teste a F.C e P.A no esforço.
Saber parar ao sinal do sujeito, ou quando chegar no resultado satisfatório
F.C = Frequência Cardíaca
P.A = Pressão Arterial
5 – Cite um exemplo de aplicação dos conceitos e conteúdos da disciplina Cineantropometria no contexto da Educação Física escolar.
R: Realizar uma trabalho longitudinal sobre Altura (M) e peso (Kg) para obter através do IMC (Índice de massa corporal) dos alunos.
Através dessas mensurações e medidas, conheceremos o desenvolvimento de cada aluno e se houver mudanças significativas em suas composições corporais e se estão acima ou abaixo do peso ideal ao longo da pesquisa.
Também fica melhor e mais legal colocar os dados no Excel e fazer uma planilha com os dados!
É isso ai pessoal
Ate mais
Abraços Professor Raynner Barbalho
Isso e muito bom para nosso conhecimento.
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