Últimos Posts
recent

Plano de aula iniciação ao futebol

Plano de aula iniciação ao futebol


Tema: Coordenação de membros inferiores/ coordenação óculo pedal

Faixa etária: 9 à 10 anos

Procedimento: Separar diversos cones pequenos e coloque-os na linha que divide a quadra no meio.

Objetivo: O objetivo deste jogo é que os alunos derrubem os cones chutando a bola de futsal neles.

Estratégia: Tornar tudo lúdico e fazendo com que a aula seja chamativa para o aluno.

Recursos materiais: Quadra, bolas, cones.

Recursos humanos: Professor/Aluno, Aluno/Professor

* Parte inicial: Explicar para os alunos sobre o jogo, explicar que ele é cooperativo e não competitivo. (pode-se mudar as regras e deixa-lá mais flexíveis. NUNCA ESTIMULAR A COMPETIÇÃO EX: BOM TIME A, GANHOU TIME A. Nunca dizer que um time foi vencedor, nesta idade elogiar e estimular todos alunos e times, estimular erros e acertos também)

Divida a turma em 4 times. Em caso de número ímpar o professor ajuda.

Parte principal:

Irão jogar 2 times por vez. Cada time terá uma área pré determinada limitando de onde podem chutar a bola. (A área pré determinada pode começar mais perto e cada vez ficando mais longe dificultando)

Um time começará com todas as bolas e terá sua vez de chutar. As bolas passarão para o outro lado da quadra, consequentemente para o outro time, assim determinando a vez do outro time de chutar.

Fica a critério do professor quantas vezes cada time poderá chutar.

Não deverá haver vencedores pois se trata de treinar coordenação no final falar que os 2 times venceram

Parte final:

Reunir os alunos para verificar o que aprenderam com a atividade e o que foi que eles sentiram fazendo a mesma!

* Obs/Dicas:

1 - Peça para que todos chutem ao mesmo tempo. Deixem que eles se organizem, mas caso isso não ocorra, o professor pode dar o comando de quando chutar;

(isso da mais autonomia para os alunos, fazendo com que organize o time, porem não deixe que sempre os times se repitam sempre, estimular que os alunos conheçam outros, evitar panelinhas)

2 - Poderão ser utilizados cones com as letras do alfabeto ou numéricos e assim, poderá ser solicitado que os alunos formem pequenas palavras ou sequência numérica;

3 - Professor, solicite que os alunos deem sugestões para incorporar esta atividade.

4- Caso não tenha os materiais necessários:

Caso 1 bola/cone: faça a integração com aula de artes e peça para que os alunos façam bola de pano, plástico, papel etc,

No cone, peça para trazerem Garrafas pet de diferentes tamanhos, 2 litros, 600 ml, 500, 250, peçam para que decore as garrafas com Letras ou números, fazendo com pesos iguais ou diferentes enchendo de areia, pedra, água etc.

Caso 2 bola: Peça para que os alunos tragam as bolas

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.