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Primeiros Socorros

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O que é Primeiro Socorros?

Medidas iniciais e imediatas aplicada à vítima fisicamente em perigo executadas por qualquer pessoa para garantir as funções vitais e evitar agravamento até receber assistência qualificada!

índiceO que é Bio-segurança

É a segurança pessoal do indivíduo que está fazendo os primeiros socorros, ele deve evitar o contato direto com sangue, fluidos corpóreo, mucosa, ferimento, queimadura


Tipos de contato:

Contato Direto: Sangue na pele
Contato indireto: Sangue na roupa

EPI – Equipamento de proteção individual

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Entendendo um pouco?

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Tipos de EPI

Os EPI podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger:

  • Proteção da cabeça
    • Capacete
  • Proteção auditiva
    • Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões
  • Proteção respiratória
    • Máscaras; aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar: gases, aerossóis por exemplo.
  • Proteção ocular e facial
    • Óculos, viseiras e máscaras
  • Proteção de mãos e braços
    • Luvas, feitas em diversos materiais e tamanhos conforme os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos.
  • Proteção de pés e pernas
    • Sapatos, coturnos, botas, tênis, apropriados para os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, elétricos e de queda.
  • Proteção contra quedas
    • Cinto de segurança, sistema anti-queda, arnês, cinturão, mosquetão.
  • Proteção do tronco
    • Avental

No caso do socorros de urgência utilizaremos 3 itens:

1- Luva de proteção

luva

2- Óculos de proteção

oculos

3- Máscaras

mascara


Aspectos legais do atendimento pré-hospitalar. Artigo 135-CP

* Omissão de socorro:

Deixar de prestar assistência quando possível fazer sem risco pessoal à criança abandonada, ou extraviada, ou a pessoa invalida ou ferida ao desamparo ou grave e eminente perigo, ou não pedir casos o socorro da autoridade publica

Agora vamos dar uma lida rápida no Artigo 135-CP

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

Condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).

Art. 135-A. Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial: (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Parágrafo único. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Maus-tratos

* Imprudências:

Não seguir adequadamente os padrões de atendimento ou executa-ló sem devido zelo promovendo o agravamento de problemas existentes!

 

* Negligência:

Deixar de executar medidas de atendimento pré-hospitalar prevista para a condição do paciente

* Imperícia:

Executar procedimentos acima do nível de treinamento próprios da área médica ou de enfermagem  ou qual não foi devidamente habilitado.


IMPORTANTE

 

Identifique-se como pessoa qualificada para o atendimento

Explique à vitima porque determinados cuidados são necessários

Informe a vítima quais os procedimentos estão sendo executadosa


Perfil Psicológico do socorrista

* Amável:

Inspira confiança e transmite calma à vítima

Exemplo em uma ocorrência: Mostre preocupação com a vítima, acalme-a, diga que vai dar tudo certo, etc

* Iniciativa:

Mostra desembaraço para realizar algo que deve ser feito sem depender de quem, alguém, inicie algum procedimento

Exemplo em uma ocorrência: Se você ver alguma ocorrência e ver que só tem as pessoas em volta e não fazem nada tome a iniciativa, faça analise primária na vitima ligue para o serviço de emergência,  organize o local etc.

* Improvisações:

Ser capaz de improvisar uma ferramenta ou técnica para solucionar uma situação inesperada

Exemplo em uma ocorrência: Caso não tenha um material utilize de improviso, com pedaço de pau, barbante, etc.

* Estabilidade emocional:

Superar aspectos desagradáveis em um acidente para providenciar os cuidados necessários e controlar quaisquer sentimentos emocionais logo após o atendimento ter sido realizado

Exemplo em uma ocorrência: No caso de atender alguém você não pode em hipótese alguma ficar mais desesperado que a vítima chorar ou entrar em pânico, no caso de atender familiares a mesma coisa

* Capacidade de liderança:

Tomar conta do caso, ou seja fazer o necessário para controlar o local, organizar as pessoas para ajudar e quando necessário conduzir  totalmente a situação.

Exemplo em uma ocorrência: Assim como na iniciativa você também deve liderar, abrir espaço para o atendimento pedir para que as pessoas sinalizem o transito, liguem para o serviço de emergência etc

* Descrição:

Em determinadas situações a vitima era confiar informações de cunha pessoal que serão utilizadas com respeito e cuidado

Exemplo em uma ocorrência: No caso de a pessoa tiver alguma doença contagiosa, não falar em voz alta, ou falar para os demais, não constranger a vítima

* Controlar vocabulário:

Comunicar-se corretamente inspirando confiança, evitar que gírias, palavras de baixo calão e conversas impróprias venham a perturbar ou aborrecer a vítima

Exemplo em uma ocorrência: Imagina uma pessoa machucada e você falando gíria, xingando, falando de futebol ou outros assuntos não relevante, isso não seria nada agradável não é mesmo então evite e controle seu vocabulário

é isso ae galera até a próxima

Raynner

Raynner

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