O que é Primeiro Socorros?
Medidas iniciais e imediatas aplicada à vítima fisicamente em perigo executadas por qualquer pessoa para garantir as funções vitais e evitar agravamento até receber assistência qualificada!
O que é Bio-segurança
É a segurança pessoal do indivíduo que está fazendo os primeiros socorros, ele deve evitar o contato direto com sangue, fluidos corpóreo, mucosa, ferimento, queimadura
Tipos de contato:
Contato Direto: Sangue na pele Contato indireto: Sangue na roupa
EPI – Equipamento de proteção individual
Entendendo um pouco?
Equipamentos de Proteção Individual ou EPI são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.
Tipos de EPI
Os EPI podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger:
- Proteção da cabeça
- Capacete
- Proteção auditiva
- Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões
- Proteção respiratória
- Máscaras; aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar: gases, aerossóis por exemplo.
- Proteção ocular e facial
- Óculos, viseiras e máscaras
- Proteção de mãos e braços
- Luvas, feitas em diversos materiais e tamanhos conforme os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos.
- Proteção de pés e pernas
- Sapatos, coturnos, botas, tênis, apropriados para os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, elétricos e de queda.
- Proteção contra quedas
- Cinto de segurança, sistema anti-queda, arnês, cinturão, mosquetão.
- Proteção do tronco
- Avental
No caso do socorros de urgência utilizaremos 3 itens:
1- Luva de proteção
2- Óculos de proteção
3- Máscaras
Aspectos legais do atendimento pré-hospitalar. Artigo 135-CP
* Omissão de socorro:
Deixar de prestar assistência quando possível fazer sem risco pessoal à criança abandonada, ou extraviada, ou a pessoa invalida ou ferida ao desamparo ou grave e eminente perigo, ou não pedir casos o socorro da autoridade publica
Agora vamos dar uma lida rápida no Artigo 135-CP
CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.
Condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Art. 135-A. Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial: (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Parágrafo único. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Maus-tratos
* Imprudências:
Não seguir adequadamente os padrões de atendimento ou executa-ló sem devido zelo promovendo o agravamento de problemas existentes!
* Negligência:
Deixar de executar medidas de atendimento pré-hospitalar prevista para a condição do paciente
* Imperícia:
Executar procedimentos acima do nível de treinamento próprios da área médica ou de enfermagem ou qual não foi devidamente habilitado.
IMPORTANTE
Identifique-se como pessoa qualificada para o atendimento
Explique à vitima porque determinados cuidados são necessários
Informe a vítima quais os procedimentos estão sendo executadosa
Perfil Psicológico do socorrista
* Amável:
Inspira confiança e transmite calma à vítima
Exemplo em uma ocorrência: Mostre preocupação com a vítima, acalme-a, diga que vai dar tudo certo, etc
* Iniciativa:
Mostra desembaraço para realizar algo que deve ser feito sem depender de quem, alguém, inicie algum procedimento
Exemplo em uma ocorrência: Se você ver alguma ocorrência e ver que só tem as pessoas em volta e não fazem nada tome a iniciativa, faça analise primária na vitima ligue para o serviço de emergência, organize o local etc.
* Improvisações:
Ser capaz de improvisar uma ferramenta ou técnica para solucionar uma situação inesperada
Exemplo em uma ocorrência: Caso não tenha um material utilize de improviso, com pedaço de pau, barbante, etc.
* Estabilidade emocional:
Superar aspectos desagradáveis em um acidente para providenciar os cuidados necessários e controlar quaisquer sentimentos emocionais logo após o atendimento ter sido realizado
Exemplo em uma ocorrência: No caso de atender alguém você não pode em hipótese alguma ficar mais desesperado que a vítima chorar ou entrar em pânico, no caso de atender familiares a mesma coisa
* Capacidade de liderança:
Tomar conta do caso, ou seja fazer o necessário para controlar o local, organizar as pessoas para ajudar e quando necessário conduzir totalmente a situação.
Exemplo em uma ocorrência: Assim como na iniciativa você também deve liderar, abrir espaço para o atendimento pedir para que as pessoas sinalizem o transito, liguem para o serviço de emergência etc
* Descrição:
Em determinadas situações a vitima era confiar informações de cunha pessoal que serão utilizadas com respeito e cuidado
Exemplo em uma ocorrência: No caso de a pessoa tiver alguma doença contagiosa, não falar em voz alta, ou falar para os demais, não constranger a vítima
* Controlar vocabulário:
Comunicar-se corretamente inspirando confiança, evitar que gírias, palavras de baixo calão e conversas impróprias venham a perturbar ou aborrecer a vítima
Exemplo em uma ocorrência: Imagina uma pessoa machucada e você falando gíria, xingando, falando de futebol ou outros assuntos não relevante, isso não seria nada agradável não é mesmo então evite e controle seu vocabulário
é isso ae galera até a próxima
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