Vygotsky e a teoria sociohistórica
Biografia
• Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) foi um renomado psicólogo russo, que nasceu em 5 de novembro de 1896, da cidade de Orsha, Bielorussia. Formou-se em Direito pela
Universidade de Moscovo em 1918, o bielo-russo Lev Vygotsky era filho de uma próspera família judia. Durante o seu período acadêmico simultaneamente estudou literatura e história na Universidade Popular de Shanyavskii. literatura e história na Universidade Popular de Shanyavskii.
• Apesar de sua formação em direito destacou-se na época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro Psicologia da Arte escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre psicologia da arte que defendeu
em 1925
• Trabalhando com vítimas da guerra e da revolução russa, Vigotsky deparou-se com uma variedade de traumas somáticos e psicológicos. Trabalhando com esses pacientes verificou que poderiam ser tratados com artefatos. Braille e quirologia eram artefatos
sociais que ajudaram a compensar os prejuízos físicos como a visão e audição. O apoio social torna-se um fator de encorajamento e orientação, compensando as deficiências físicas e psicológicas. Essas compensações deficiências físicas e psicológicas. Essas compensações permitem ao indivíduo desenvolver suas funções, lendo, comunicando, argumentando.
• Trabalhou ainda com defectologia (análise das diversas causas das deficiências mentais e sensoriais) e seus trabalhos trouxeram grandes contribuições com a noção de sistema funcional para localização cerebral das atividades no sistema nervoso.
• Esse seu interesse por psicologia o fez ler criticamente,toda produção teórica de sua época em especial as teorias da Gestalt, Psicanálise e o Behaviorismo além o mestre suíço Jean Piaget (1896-1980). As obras dos referidos autores são citadas e comentadas em seus diversos trabalhos e ele também escreveu prefácios para algumas dessas traduções.
• Um de seu méritos, sem dúvida, foi acompanhar o grande experimento social que foi a revolução russa e a sua fundamentação teórica de Karl Marx (1818-1883 ) e Friedrich Engels (1820-1895 ), foi a partir das proposições teóricas do materialismo histórico que propôs a reorganização desse saber que é a psicologia, antevendo a tendência de unificação das ciências humanas que denominaria psicologia cultural-histórica. Partidário da revolução russa sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Dessa forma, seu trabalho volta-se mais para uma concepção sociocultural do desenvolvimento psicológico do indivíduo do que uma abordagem puramente biológica, como a de Piaget, por exemplo. Isso permitiu a ele ir além na compreensão e natureza das funções psicológicas
superiores. Morreu, de tuberculose, aos 38 anos, deixando uma vasta obra.
• Apesar da vida breve, foi autor de uma obra muito importante, junto com seus
colaboradores Alexander Luria e Alexei Leontiev - eles foram responsáveis pela
disseminação dos textos de Vygotsky, muitos deles destruídos com a ascensão de Stalin ao Kremlin. Devido à censura soviética, seus Kremlin. Devido à censura soviética, seus
trabalhos ganharam dimensão há pouco tempo, inclusive dentro da Rússia. No
ocidente, a primeira tradução de um livro seu, Pensamento e Linguagem, foi lançada em
1962 nos Estados Unidos.
Principais obras de Vygotsky publicadas no Brasil
• “A Formação Social da Mente”. SP, Martins Fontes, 1999.
• “Psicologia da Arte”. SP, Martins Fontes, 2001
• “Pensamento e linguagem.” SP, • “Pensamento e linguagem.” SP,
Martins Fontes, 1987
• ”Psicologia Pedagógica.” Porto Alegre, ARTMED, 2003
• “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.” SP, Ícone/EDUSP,
1988
Piaget e Vygotsky
• Vygotsky e Piaget avaliaram as forças individuais e sociais em desenvolvimento. Ambos relacionam social-individual, mas é Vygotsky que focaliza mais o social, dando ao social um papel específico no desenvolvimento.
• Para Piaget, as crianças individuais constroem • Para Piaget, as crianças individuais constroem conhecimento através de suas próprias ações:
entender é inventar. Para Vigotsky é a compreensão através do contraste social e origem. Entretanto Piaget nunca negou o papel da igualdade social na construção do conhecimento. É possível encontrar em Piaget afirmações em que a individualidade e o social são importantes.
Principais conceitos na obra vygotskyana
• Fenômenos psicológicos são sociais;
• A interação social desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cognição.
• O potencial para o desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado cognitivo é limitado a um determinado intervalo de tempo que Vygotsky chamou de "zona de desenvolvimento proximal" e que depende da interação social plena.
• A gama de habilidades que podem ser desenvolvidas com a orientação de adultos
ou de colaboração por pares excede o que pode ser alcançado sozinho.
• O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro.
• As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade humana.
• O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior.
• Essas relações são mediadas por sistemas simbólicos.
• O cérebro não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual; portanto, pode ser moldado pela ação de elementos externos.
Mediação
• Segundo a teoria vygotskiana, toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos – como, por exemplo, as ferramentas agrícolas, que transformam a
natureza – e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito. Em outras palavras, para Vygotsky todo o aprendizado é palavras, para Vygotsky todo o aprendizado é necessariamente mediado;
• A mediação simbólica é um pressuposto essencial para explicar o funcionamento das funções mentais superiores sendo uma característica presente em toda atividade humana, pois dentro da teoria vygotskiana a relação do homem com o mundo não é direta e sim mediada através dos instrumentos e signos, sendo que o primeiro é externo e o segundo interno.
Ainda sobre mediação...
• Dentro da teoria vygotskiana, através da interação social a criança entrará em contato com elementos mediadores e também fará uso deles e com isso surgem os processos mentais. A criança estrutura o seu conhecimento utilizando-se de diferentes signos (mediadores internos, ferramentas auxiliares no controle da atividade psicológica), e instrumentos (mediadores externos, transformação e controle da natureza), idealizando
e problematizando situações para as quais cria hipóteses que desvenda com criatividade e originalidade e segue internalizando conhecimentos a com criatividade e originalidade e segue internalizando conhecimentos a cada dia através das relações estabelecidas dentro de seu meio social.
• Aqueles mediadores simbólicos (sinais, símbolos, fórmulas, textos, gráficos...) que permitem que o indivíduo organize, reestruture e controle suas funções ‘naturais' de percepção, de atenção, de memória, de comunicação, e de resolução de problemas. A apropriação, a internalização e o uso de ferramentas psicológicas constituem a base da
diferença entre a aprendizagem humana e dos animais.
O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil
Algumas implicações da abordagem Vygotskiana para a Educação
1. A Valorização do papel da escola
2. O bom ensino é aquele que se adianta ao
desenvolvimento
3. O papel do outro na construção do 3. O papel do outro na construção do
conhecimento
4. O papel da imitação no aprendizado
5. O papel mediador do professor na dinâmica
das interações interpessoais e na interação
das crianças com os objetos de
conhecimento
Piaget x Vygotsky
• Piaget afirmou que a mente é governada através de mecanismos biológicos. Ele também afirmou que processos cognitivos são originalmente egoístas e anti-sociais. Eles são originalmente egoístas e anti-sociais. Eles só são dirigidos a realidade e ao relacionamento social depois de 7 a 8 anos de idade.
Piaget x Vygotsky: pontos de ruptura e de intersecção teóricos Vygotsky colocou uma concepção bastante diferente da criança. Ele afirmou que mecanismos naturais governam o comportamento da crianças. Porém, antes de 2 anos de idade, a criança participa das relações sociais. Mecanismos biológicos operam durante curto espaço de tempo. Porém, eles são substituídos rapidamente através de influências sociais. Assim que infância termine, o indivíduo substituídos rapidamente através de influências sociais. Assim que infância termine, o indivíduo começa a participar de relações sociais. Relações sociais formam o contexto desenvolvente de crianças e constituem a natureza da criança.
Vygotsky considerou a criança como um indivíduo social, Piaget considerou como anti-social. Para Vygotsky, relações sociais constituem a psicologia da criança desde o começo. Para Piaget, relações sociais são secundárias à natureza biológica da
criança.
DIFERENÇAS | PIAGET | VYGOTSKY |
Papel dos fatores internos | Maturação Biológica | Ambiente |
Processo de Construção | Do real | Do social para o |
Papel da Aprendizagem | 1o. Desenvolvimento | 1o. Aprendizagem |
Papel da linguagem no | Pensamento aparece | Pensamento e linguagem |
O desenvolvimento para Vygotsky
• Ele acreditava que o desenvolvimento era um processo evolutivo e que as funções psicológicas superiores – como a atenção, a memória, o pensamento, por exemplo; se dava a partir de um plano interpsicológico de desenvolvimento (ou seja, através da interação da criança, no caso, um plano interpsicológico de desenvolvimento (ou seja, através da interação da criança, no caso, com o outro). A partir dessa idéia, nasce a
concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal.
O conceito de Zona de desenvolvimento proximal
A Zona de Desenvolvimento Proximal é tudo o que a criança pode adquirir em termos
intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido (através de um adulto, criança
mais velha ou com maior mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.),
ou seja, é a diferença entre o que a criança é capaz de aprender e fazer sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, e é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente.
Conclusões de seus trabalhos com defectologia
• Distúrbios biológicos que afetam a transmissão de informação interferem na percepção, entretanto a maioria das pessoas maioria das pessoas apresenta processos biológicos normais, e a experiência perceptiva é determinada por experiência social e produtos culturais.
Importante lembrar...
Uma frase vygotskyana:
“Na ausência do outro, o homem não se constrói homem.”
Palavra-chave:
Mediação.
Onde está o foco:
Na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz
conhecimento. conhecimento.
Qual é o papel do professor:
Ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui
e o mundo.
Como se aprende:
Observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e
organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).
Considerações finais
• O ensino, para Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.
o aprendizado não se subordina totalmente ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos de nível de conhecimento.
O socio-construtivismo ou socio-interacionismo vygotskyano surge da ênfase no social uma oposição teórica em relação ao biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), que também se dedicou ao tema da evolução da capacidade de aquisição de conhecimento pelo ser humano e chegou a conclusões que atribuem bem mais importância conclusões que atribuem bem mais importância aos processos internos do que aos interpessoais
como fez Vygotsky.
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