DANÇA
● É a arte de mover o corpo segundo certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.
DANÇA E EDUCAÇÃO
● A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades Rítmicas e Expressivas da Educação Física.
A dança é trabalhada na escola como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal e Cultura Corporal de Movimento Humano. Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde em clubes, academias e demais espaços de lazer.
Histórico da Dança de Salão
● Manifestação instintiva do homem, considerada a mais antiga das artes, existe desde os primórdios tempos da Humanidade, torna-se a princípio uma simples manifestação Rítmica.
● Utilizada para expressar manifestações religiosas, bélicas, eróticas e fúnebres.
● O sentido social e recreativo surgiu depois.
● As primeiras danças sociais surgiram no século XIV com a aristocracia e os nobres.
● Sua popularização foi o minueto dançado com algum contato entre dama e cavalheiro.
● No início do século XIX houve transformações no estilo de dança, surgiu a valsa considerada a primeira dança “enlaçada”, seguida pela polka, tango, Fox, etc., passando a ser chamada internacionalmente como ballroom dance.
● No Brasil, a dança de salão foi introduzida em 1914, com a suíça Louise Poças Leitão (popularmente Madame Poças Leitão). Fugindo da primeira guerra mundial veio para São Paulo, ensinando etiqueta e dança de salão para a sociedade paulista.
Dança de Salão
● Dançada em casal (dama e cavalheiro) aonde “ele” sempre conduz a dama (enlaçados).
● Envolve postura e regras da etiqueta com características culturais ou não.
Característica do ritmo
● Marcação do tempo em intervalos regulares, com tempos fortes e fracos, que determinam cada forma musical.
● Distinguir o gênero musical através do ritmo e não pela velocidade (lento, moderado e rápido), ou seja, pela característica musical e também pelos instrumentos de percussão utilizados.
● Gêneros musicais: Samba, Forró, Bolero, Fox, Tango, etc..
MERENGUE
● Origem República Dominicana
● Característica compasso binário, ritmo veloz e malicioso
FORRÓ
● Origem brasileira
● Característica compasso quaternário, nordestina
● Fala Mansa, Luiz Gonzaga, Fagner, Elba Ramalho, Magníficos, etc.
● O nome surgiu nos bailes fechados que os engenheiros britânicos, que estavam trabalhando na construção de uma ferrovia em Pernambuco, faziam durante os fins de semana. Os funcionários ficavam olhando de longe, até que um dia abriram ”para todos” da empresa, ou seja, “for all”.
SAMBA
● Origem brasileira
● Característica compasso quaternário, influência da cultura negra, origem da palavra umbigada
● Jorge Aragão, Martinho da Vila e Beth Carvalho (gafieira)
● Adoniram Barbosa (samba liso)
● Jorge Bem Jor, Seu Jorge (samba rock)
● Fundo de Quintal (pagode)
FOX
● Origem norte americana
● Característica compasso quaternário, shows da Broadway, bailes de gala
● Ray Conniff, Frank Sinatra, Michael Bublé
ROCK
● Origem norte americana
● Característica compasso quaternário, não se dança juntinho
● Elvis Presley, Chuck Berry, Bill Halley
SALSA
● Origem porto-riquenha
● Característica compasso quaternário, caribenha (influência cubana)
● Célia Cruz e Gloria Estefan
VALSA
● Origem austríaca
● Característica compasso ternário, girar pelo salão
● Vienense (andamento rápido)
● Francesa (andamento moderado)
● Inglesa (andamento lento)
Etiqueta da Dança de Salão
Regras de etiqueta gerais:
● Boa postura;
● Higiene;
● Gentileza (agradecer no final da dança) e acompanhar a dama ao seu lugar.
Regras de etiqueta na pista:
● Circular sentido anti-horário;
● Reconhecimento do ritmo;
● Proteger a dama;
● Evitar na pista (copos e bolsas);
● Fazer variações sem deslocamento na área interna da pista;
● Quem circula mais rápido vai pelo lado de fora;
● Dançar até o final da música.
Treinamento do ritmo
● Visual (trabalho desenvolvido com material): Espelho, Vídeos, DVDs, Figuras
● Auditivo: Música, Percussão, Instrução verbal
● Cinestésico: Passar o movimento com indicativo corporal, dançar junto, tocar na pessoa, dirigir o movimento.
Métodos e Estratégias de Ensino na Dança de Salão
Processo de aprendizagem:
● Atenção;
● Identificação de erros;
● Consciência corporal aumenta;
● Refina-se a habilidade;
● A antecipação melhora;
● Automatiza o movimento;
● Respeitar estágios de aprendizagem.
Processo ensino aprendizagem:
● Sequência pedagógica;
● Ritmo e musicalidade;
● Técnica.
Sequência pedagógica da aula de dança de salão:
● Divisão de passos por gêneros musicais;
● Utilização do espaço (todos os alunos de frente para o espelho, sem pares);
● Homens e mulheres separados frente a frente, com instruções diferenciadas;
● Aos pares ao fundo em deslocamento;
● Em círculo aos pares, com troca de casais;
● Execução de exercícios, com música, sem música.
Montagem da Aula propriamente dita:
● Público alvo;
● Escolha dos gêneros musicais;
● Ritmos;
● Escolha do repertório;
● Incluir gosto musical do momento (agradar público alvo);
● Verificar andamento das músicas;
● Ritmos iniciais binários;
● Mais ou menos 3 por aula.
Divisão da aula
● parte inicial: desbloqueio das articulações ou dança mais descontraída;
● parte principal: ritmo já conhecido em seguida novos exercícios e ritmo novo;
● parte final: mais descontração (preferência do grupo, por exemplo).
Montagem de Espetáculo
● Cenário = tema
● Figurino = adereços, vestimenta
● Criatividade = variedade de passos, inovações
● Coreografia = passos coreografados relacionados aos dados em aula e passos diferentes característicos do ritmo escolhido
● Som = aparelhagem, mixagem das músicas
● Técnica = exatidão dos passos coreografados referentes ao ritmo
DANÇAS INDIVIDUAIS DANÇAS DE GRUPO
● Danças individuais: Ballet de Repertório, Ballet Clássico, Ballet Romântico, Ballet Moderno ou Contemporâneo, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz.
● Danças de Grupo: Dança Circular, Disco Dance, Country e Street.
BALLET
● Significado da palavra: derivado do italiano “ballare”, significa bailar.
● Terminologia em Francês, alguns em Inglês e todos praticamente intraduzíveis.
● Existem 5 posições básicas dos pés e 5 dos braços.
● Histórico do Ballet: + de 500 anos atrás, primeiro Ballet registrado 1489, a princípio só dançado pelos homens.
Ballet de Repertório
● Baseado em um enredo que reporta histórias clássicas ou famosas, geralmente grandes peças tradicionais.
Ballet Clássico
● Preocupa-se em contar uma história, como a de contos de fadas, “Lago dos Cisnes”, ”A Bela Adormecida”, entre outros.
● Roupa - tutu prato (saia curta de tule) e sapatilha de ponta.
Ballet Romântico
● Ênfase romântica, sempre frisando a fragilidade, delicadeza, suavidade de movimentos da protagonista, como “Gizelle”, “La Sylfhídes”, entre outros.
● Roupa - tutu romântico (saia mais longa, geralmente florida) e sapatilha de ponta.
Ballet Moderno ou Contemporâneo
● Baseado no ballet clássico, coreografias com ideologias diferentes, não há mais uma seqüência de fatos lógicos, coreografias com passos de ballet misturado com sentimentos, como “Serenade”, “Agon”, “Apollo”, entre outros. Roupa - collant e malha e sapatilha de ponta.
Dança Moderna
● Esquece os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais. Trabalhando contrações e descontrações, torções, desencaixes, etc. O estilo dá ênfase aos sentimentos, sonhos, teatralizando-os através de movimentos corporais.
● Roupa livre e pés descalços.
● Isadora Duncan, Marta Grahan.
Dança Contemporânea
● É marcada pela inovação e criatividade. A modalidade busca explorar os movimentos com maior liberdade, englobando influencias de outros tipos de dança e do teatro. Com raízes de tipos de dança e do teatro.
● Com raízes na dança moderna de Martha Grahan, a dança contemporânea surgiu na década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.
● A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida.
Jazz
● Forma de expressão corporal criada e sustentada pelo improviso, trabalhada em grupo com coreografias de movimentos idênticos.
● Na atualidade já tem uma variação coreográfica dentro do próprio grupo desenvolvendo um trabalho mais rico pela variação de movimentos e espaço.
Sapateado
● Era só masculino
● Movimenta os pés de maneira ágil e hábil, perfeitamente ao ritmo da música
● Sapato com solado de metal que produz um som especial quando atinge o solo
● Utilizado em grandes musicais: Gene Kelly, Ginger Rogers, Ann Muller, Fred Astaire e na atualidade o Tap Dogs (sapateado americano), RiverDance e Michael Flatley (sapateado irlandês).
Danças Circulares
● Desenvolvem consciência corporal, orientação espaço-temporal, percepção, concentração e atenção. Experimentamos alguns sentimentos e emoções que unem o grupo, possibilitando a abertura de novos relacionamentos. Desenvolvem o apoio mútuo, a integração e a cooperação.
● Bernhard Wosien (coreógrafo alemão) procurava encontrar um maior significado para dança e ao mesmo tempo torná-la mais acessível a todos. Visitou vários países da Europa pesquisando as danças e o bem que faziam para seus praticantes. Em 1976 levou para Findhorn (Escócia) uma coletânea de algumas danças que hoje são ensinadas pelo mundo todo.
Disco dance
● Dançado livre ou coreografado anteriormente ou de improviso, ao som das discotecas ou dance music.
Country
● Primeiramente inventavam passos livres ao som de banjos, bandolins.
● Single Dance, Line Dance ou Honky Tonk: Dançada sem par, em fila, livre ou em círculo.
● Two-step: passo a dois coreografado.
● Partner Dance: Dança de par, parecida com a dança de salão.
Street Dance Dança de Rua
Originalmente possuía 4 estilos.
● Locking: baseado no Funk, movimentos de braços, mãos, dedos com muito funk nos pés.
● Pooping: caracterizado pela mímica, ondas e contração muscular.
● Brookyn Rock: disputa de movimentos.
● Freestyle: (estilo livre) dançado não só no break (batida da música), mas também nas convenções vocais e instrumentos musicais.
Significado de Funk, Break e Hip Hop
● Funk - estilo de se vestir, dançar, se comportar.
● Break - Dançar na batida da música.
● Hip Hop - é um movimento cultural com 4 elementos.
● Rap - tipo de letra de música, fala ritmada e rimada, refletindo a realidade jovem.
● Grafites - representa a arte plástica, expressada por desenhos, geralmente em paredes.
● Break Dance - representa a dança.
● DJ´-Discotecários, com aparelhagem de som, mixagem.
RITIMOS PARA O FESTIVAL DE DANÇAS
● DANÇA DE SALÃO
● STREET DANCE
● COUNTRY
● DISCO DANCE
● SAPATEADO
● BALLET
● JAZZ
● DANÇA COMTEMPORANEA
Agradecimento especial para professora Roberta Lopes
abraços galera!
FALTOU SERTANEJO!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirAmei. Obrigada.
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