Últimos Posts
recent

Voleibol Escolar

VOLEI

Hoje iremos falar um pouco mais de Vôlei

E que tal começarmos falando um pouco sobre ele?

Voleibol

(chamado frequentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

História do voleibol

William_G._MorganO vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.

O voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos Estados Unidos. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. A proeza se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi a vez da seleção brasileira feminina ganhar a sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas.

Enquanto as Medidas e as Zonas?

VolleyballCourtÉ retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino -2,43 m; femininos 2,24 m).

Há uma linha de 3 metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quadra. Fazendo uma quadra de extensão de 18 metros de ponta a ponta e 9 metros de lado a lado.

 

 

Resumindo:

» 18 metros de comprimento
» 9 metros de largura
» Rede Limite 9 metros para cada lado
» Zona de Saque
» Zona de Ataque |_ Inversão de posições
» Zona de Defesa |  

 

volei_quadra

Então na quadra temos:

Zona de Saque:
» Atrás da quadra de vôlei
»  Limitada a 8 metros para a categoria de base (Iniciante do infantil)
» Livre para as demais categorias

Zona de Ataque:
» Linha de 3 metros , faz com que esta área fique com medidas de 3metros * 9mestros

Zona de defesa:
» Medidas de 6 metros * 9 metros

Jogadores da Zona de Ataque:

»  Podem executar todos os `Fundamentos`do jogo (menos o saque)
» Em Qualquer parte da quadra
» Desde que não cometam nenhuma falta (Ex: Invadir quadra, bater na rede)

Jogadores da Zona de Defesa:

» Proibidos de bloquear em qualquer momento do jogo
» Seu Ataque com salto deve ser executado antes da linha de 3 metros

Posições Básicas

rodizio* Cordadas a partir da posição de N° 1 até a posição N° 6

Observação: A Numeração é inversa do rodizio dos jogadores sendo a sequencia de rodizio independente do sistema de jogo ou categoria

1 » 6 » 5 » 4 » 3 » 2

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.