Aqui temos um roteiro de estudo para a Avaliação Regimental e atividade complementar.
1. Cite as principais funções do trato gastrointestinal.
2. Quais são as partes do trato gastrointestinal e quais são as funções de cada uma?
3. Defina alimento. sua composição e o conjunto de compostos químicos.
4. Defina metabolismo e explique suas divisões.
5. Como podem ser classificados os nutrientes, dê exemplos.
6. Como se encontram divididos os nutrientes.
7. Como podem ser classificados os carboidratos? Cite 2 funções dos carboidratos no organismo.
8. Como podem ser classificados os lipídios? Cite 2 funções dos lipídios no
organismo.
9. O que são ácidos graxos saturados e insaturados?
10. Quais as principais consequências da elevação de LDL no organismo?
11. Como se encontram divididos os aminoácidos e qual a diferença entre eles? Cite duas funções dos aminoácidos.
12. Quais as situações que necessitam de maior ingestão de proteínas?
13. O que são vitaminas e quais suas divisões?
14. O que são minerais?
15. Cite as principais funções da água no organismo.
16. O que 6 balanço hídrico, sede e eletrólitos?
17. Defina: fome. apetite. saciedade. anorexia e anorexia nervosa.
18. Qual a importância da nutrição adequada?
1l9. Descreva “consciência nutricional”.
20. Porque a população do Japão tem predominância de idosos?
21. Quais as consequências de uma nutrição adequada na infância?
22. Porque até os seis meses de idade a única alimentação que o bebe deve ter é o leite materno?
23. Quais as condutas que devem ser tomadas em relação aos jovens obesos para que eles tenham uma boa qualidade de vida?
24. Quais as principais consequências da obesidade?
25. Porque ocorre o acumulo de gordura no organismo? Quais fatores estão ligados a obesidade?
26. A obesidade sob uma perspectiva anatômica pode ser dividida em quatro fenótipos diferentes. Quais são explique.
27. Quais os problemas de nutrição encontrados nos esportes coletivos?
28. Quais são os componentes individuais necessários para atender todas as exigências de energia de um individuo?
29. Quais são os principais fatores determinantes da energia necessária para atletas em treinamento?
30. Quais são os três importantes componentes de qualquer programa de treinamento que influenciam o gasto total de energia?
31. Como deve ser uma refeição antes de uma partida de esporte coletivo?
32. Qual a estratégia nutricional ideal durante o exercício (suplementação durante a
partida)?
33. Como deve ser a refeição após a partida?
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RESPOSTAS
1) O TGI funciona como extrator de macronutrientes e água dos alimentos e bebidas ingeridas, realiza a absorção dos micronutrientes, vitaminas e minerais; alem de servir como barreira física e imunológica aos microrganismos.
2) O TGI divide-se em: Boca, Esôfago, Estomago, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Reto e Anus.
Boca: Mastigar, misturar com a saliva, o muco e a ptialina.
Esôfago: Transporta o alimento e os líquido da cavidade oral e da faringe para o estomago.
Estomago: Junto com a primeira porção do duodeno, o estomago secreta HCL, o muco e gastrina. Apenas substancias muito lipossolúveis, ácidos fracos, o álcool e a aspirina são absorvidas nele.
Intestino delgado: recebe a secreção das grandes glândulas, faz a digestão e absorve os produtos finais dos carboidratos, proteínas e lipídios.
Intestino grosso e reto: absorve a água eletrólitos, e em quantidade reduzida alguns dos produtos finais da digestão.
Anus: controla a defecação.
3) Alimentos são todas as substâncias e proteínas utilizadas pelos seres vivos como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas fazem parte de composto químico dos alimentos ou química alimentar.
4) É o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese e degradação (ou decomposição) das células. O processo metabólico se divide em dois grupos denominados anabolismo(reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).
Anabolismo são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.
Catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.
5) Reguladores, Energéticos e Construtores.
Reguladores: protegem o corpo contra doenças e regulam o funcionamento de nosso organismo.
Energéticos: são os alimentos que dão força, que nos fornecem energia. São os carboidratos e os lipídios.
Construtores: são os alimentos responsáveis por construir e renovar o nosso corpo. São as proteínas.
6) se dividem em: macronutrientes e micronutrientes.
7) São classificados como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos.
Funções: regular o metabolismo protéico
Auxiliar no funcionamento normal do sistema nervoso central.
8) Glicerídios, Cerídios ou velas, Carotenóides, Fosfolipídios e Esteróides
Funções: Eles fornecem energia para as células,
Participam da composição de membranas celulares,
9) Ácidos graxos (AG) formam a unidade estrutural da molécula de gordura.
Saturados: é considerado saturado quando houver apenas ligações simples entre os carbono
Insaturados; insaturado possui uma ou mais duplas ligações. Quando há apenas uma ligação dupla, diz-se que o AG é monoinsaturado
10) Doenças vasculares, especialmente doença cardíaca (infarto, hipertensão, aterosclerose) e acidente vascular cerebral (AVC ou derrame)
11) Os aminoácidos se dividem em naturais, ou não essenciais e em essenciais, os naturais são produzidos no próprio organismo, já os essências devem ser consumidos (para a espécie humana).
Funções: Produção de corpos cetônicos
Produção de energia.
12) Numa situação de extrema hipoglicemia (nível baixo de glicose no sangue).
Ou seja, quando a pessoa está a muito tempo sem se alimentar ou está se alimentando precariamente.
13) As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimenta, e são divididas em dois grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
14) São substâncias inorgânicas que precisam ser consumidas pelos seres vivos para que haja um bom funcionamento do organismo.
15) As principais funções da água no organismo são:
· Transporte – de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo;
· Excreção – de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são libertadas as substâncias estranhas que o corpo não necessita;
· Solvente – como meio onde se dão todas as reações;
· Regulação da temperatura corporal – quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a sudorese a fim de libertar calor através da evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo abaixamento da temperatura corporal. Não é a transpiração por si que faz arrefecer o indivíduo, mas sim a evaporação da água do suor produzido.
· Participação em reações enzimáticas – facilita a digestão, por exemplo.
16) O balanço hídrico é o resultado da quantidade de líquido que entra e sai do corpo humano em um determinado intervalo de tempo. Sede, secura; sensação causada pela falta de água no organismo. Eletrólitos, são sais que se tornam íons, substâncias eletricamente carregadas, quando colocado em fluidos corporais como o sangue.
17) Fome: é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida.
Apetite: O apetite é o desejo de comer, alimentar-se, a fome sentida.
Saciedade: se refere em nosso idioma pela satisfação excessiva que experimentamos depois de ter satisfeito um desejo ou uma necessidade.
Anorexia: é a redução ou perda do apetite, que resulta em uma extrema magreza do indivíduo. A anorexia é causada por distúrbios psicológicos.
Anorexia nervosa: é um distúrbio alimentar resultado da reocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves.
18) Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável.
19) É a importância de uma alimentação natural e saudável. Rica em protreina, vitaminas, carboidratos, sais minerais, etc. De origem natural e não industrializados.
21) Na infância, a boa nutrição é indispensável para o crescimento e desenvolvimento adequados. É neste período que devem ser introduzidos os bons hábitos alimentares, que permanecerão na adolescência e na vida adulta, pois a prevenção de algumas doenças degenerativas do adulto podem começar na infância
22) Além de possuir todos os nutrientes que o bebê precisa, o leite materno é de fácil digestão. E também é responsável por promover um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças.
23) O tratamento da obesidade, tanto na adolescência quanto na infância, bem como na idade adulta deve ser multiprofissional, aliando nutrição, medicina e atividade física. A nutrição tem papel fundamental no tratamento, uma vez que esta transmitirá orientações para melhorar a qualidade da alimentação e por consequência a melhora da qualidade de vida.
24) As consequências da obesidade para a saúde incluem distúrbios psicológicos como a baixa da auto-estima e, físicos como as doenças cardíacas, diabetes, etc.
25) Nosso corpo retira dos alimentos a energia necessária para realizar as atividades diárias, para manter o funcionamento dos órgãos e na manutenção da temperatura corporal. A energia que não é usada para esses fins, é queimada na prática de outros exercícios que exijam mais esforço físico, como caminhadas, corridas, etc. A energia que excede e não é gasta pelo corpo para nenhuma destas atividades é armazenada no organismo em forma de gorduras. E fatores como a má alimentação e vida sedentária são as causas da famosa obesidade
26) Os tipos de fenótipos da obesidade sob uma perspectiva anatômica são: tipo I que é caracterizada pelo excesso de massa corporal ou porcentagem de gordura distribuída por todo corpo; tipo II que se constitui a forma andróide, caracterizada pelo acúmulo de gordura do tronco, particularmente no abdômen. É principalmente encontrada em homens e tem associação com hipertensão e diabete melito. A obesidade tipo III é o acúmulo excessivo de gordura no compartimento visceral. A tipo IV corresponde a forma feminina, em que o acúmulo de gordura concentra-sena parte inferior do corpo, essa forma de obesidade também é chamada de ginecóide.
28) Alimentos ricos em lipídios (ácido graxo e glicerol), pois possuem o conteúdo energético mais alto que o de alimentos relativamente isentos de gordura. Porém a primeira e principal fonte são os alimentos ricos em carboidratos.
29) Alimentos ricos em proteínas, carboidratos, cereais e lipídios.
30) Carboidratos (CHO), proteínas (compostas por aminoácidos), lipídios (gorduras).
31) A refeição antes do exercício deve ser composta por alimentos facilmente digeridos, ricos em carboidratos e que devem ser consumidos 3 - 4 h antes. O ideal é fazer um lanche rápido, de fácil digestão e que ofereça energia suficiente para garantir qualidade e desempenho durante o exercício.
32) Durante o treino, a hidratação é essencial e, de uma maneira geral, recomenda-se a ingestão de 150 ml de água a cada 20 minutos de atividade. Uma dica é preferir bebidas com temperatura em torno de 18ºC, pois são absorvidas mais rapidamente.
33) O ideal é comer nos primeiros 30 minutos após o exercício para que haja uma ótima ressíntese de glicogênio, liberação do hormônio anabólico insulina, maior síntese proteica e interrupção da proteólise (quebra de proteínas). A melhor recuperação pós-treino é obtida ao combinar o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas de rápida digestão.
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