Últimos Posts
recent

Conceito de Biomecânica e Leis, Inércia, Ação e reação.

Conceitos de Biomecânica.
"Cinesiologia é estudo da estrutura e função do sistema esquelético e humano. "
(Attwater, 1980; Zernicke, 1981).
A Cinesiologia foi um termo muito utilizado pela área médica na década de 70, para denominar o estudo do movimento humano que combinava conhecimentos e princípios da anatomia, histologia, antropologia e mecânica.
(SMITH et al, 1997).
"Biomecânica é uma ciência que investiga o movimento sob aspectos mecânicos, suas causas e efeitos nos organismos vivos"(Encontro Internacional sobre Biomecânica do Esporte - Donskoi, 1960; Seminário Internacional sobre Biomecânica, 1969) .
"Biomecânica é o estudo do movimento humano" (Winter,1979).
A Biomecânica examina o corpo humano e seus movimento, fundamentando-se nas leis, princípios e métodos mecânicos e conhecimentos anatomo-fisiológicos.
http://www.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/isabel/biomecanicaonline/elementar/conceitos.php

Lei de inércia. “Um corpo só pode permanecer em movimento se existir uma força atuando sobre ele” .
“Se um corpo está em repouso ele irá permanecer neste estado até que uma força externa seja aplicada neste corpo”
“Se um corpo está em movimento uniforme este permanecerá em movimento até que uma força mude isso”.
Muitos anos mais tarde Newton ao formular sua teoria sobre as Leis da Mecânica, anunciou sua primeira lei, conhecida como a Lei da Inércia, que baseada nas conclusões de Galileu, dizia:
Por inércia, um corpo em repouso tende a continuarem repouso (Ex: por isso que quando uma pessoa está em pé dentro de um ônibus e este “dá uma arrancada” brusca, esta pessoa é jogada para trás, pois tende a permanecer parada).
Por inércia, um corpo que está se movendo tende a continuar em movimento (ex: um motoqueiro é arremessado de sua moto quando pára repentinamente, pois o motoqueiro permanece em movimento).
Daí se tem a idéia de equilíbrio estático (corpo que está em repouso para um determinado referencial)
Equilíbrio Dinâmico (corpo está em um movimento retilíneo uniforme e na ausência de forças ou as forças que atuam sobre este corpo se anulam).
Para que tenhamos a idéia correta sobre referencial devemos observar que:
Referencial não-Inercial pode ser considerado sempre estático, definido como as estrelas mais distantes da Terra. Pois para qualquer movimento estas estrelas muito distantes irão sempre permanecer paradas. ( Deve-se observar que a Terra nem sempre é um bom referencial, pois para um observador em Marte por exemplo um movimento que na Terra for uma linha reta irá ter um configuração bem diferente, pois deveremos considerar os movimentos de rotação e translação da Terra.)
Assim um Referencial Inercial será um que está em movimento junto ao corpo que é observado.
http://www.infoescola.com/fisica/inercia/
Lei de Ação e reação.
Com a sua terceira lei, Newton postula um dos pilares da mecânica clássica.
- Para toda interação, na forma de força, que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força de mesma direção, intensidade e sentido oposto.
Assim |FA-B| = |FB-A|
Em casos de troca de forças é indiferente saber qual corpo realizou a ação e qual realizou a reação, pois as forças sempre estarão aos pares, quando existe uma ação sendo realizado sempre haverá uma reação. Que é o equivalente a dizer que não existe uma ação sem reação.
Exemplos quando uma bola bate na parede a parede bate na bola com a mesma intensidade, direção e em sentido oposto.
É usual utilizamos a notação F e – F quando representamos um par de forças ação-reação. O sinal negativo representa que o sentido da força é o oposto de F
A natureza da força de reação é sempre a mesma da de ação, por exemplo ambas de contato, ou ambas elétricas, etc.
Aplicações da 3º Lei de Newton
Toda força que um corpo recebe é conseqüência da força que ele aplicou:
Quando uma pessoa caminha sobre uma superfície, ela é direcionada para frente graças à força que ela aplicou sobre o chão.
Um foguete para entrar em órbita aplica uma constante ação de forças, sobre o ar atmosférico, e em reação à esta força o foguete é impulsionado para cima. Note que quando já em órbita o foguete só necessita de propulsão para alterar sua rota, pois como prevê a 1º Lei de Newton o corpo irá permanecer em movimento, para mudar sua rota no espaço o foguete aplica uma força para o lado oposto que necessita ir, e pela 3º Lei de Newton é direcionado para o outro lado.
http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/
Abraços a todos
Prof Raynner Barbalho
Raynner

Raynner

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.