Últimos Posts
recent

Jogos cooperativos

ED. FISICAJogos cooperativos e suas definições

Na teoria dos jogos, um jogo cooperativo é um jogo onde um grupo de jogadores, são instruídos a demonstrar comportamento cooperativo, transformando o jogo em uma competição entre grupos ao invés de uma competição entre indivíduos. Um exemplo desse tipo de jogo é o jogo de coordenação, onde os jogadores precisam entrar em um consenso sobre o processo de decisão.E os jogadores precisam cooperar na hora do jogo, pois cada um tem a sua função e cada função ajuda outra função, e por isso se todos cooperarem todos vencerão, o time vencerá.

Jogos recreativos raramente são cooperativos. Isso geralmente acontece porque eles normalmente carecem de mecanismos que incentivem o comportamento coordenado dos membros de uma coalização. Tais mecanismos, por outro lado, são comuns na vida real (como o fechamento de um contrato, por exemplo).

Os jogos cooperativos nasceram da necessidade que temos em viver juntos, pois desde cedo nos ensinaram que jogar é sinônimo de competição, e que competição é sinônimo de jogo. Quando joga cooperativamente, cada pessoa é responsável por contribuir com o resultado bem sucedido do jogo, e assim cada um se sente co-responsável e co-participante. O medo da rejeição é eliminado e aumenta o desejo de se envolver, de fazer parte do grupo. Os jogos cooperativos nos ajuda a ensinar e aprender a viver uns com os outros ao invés de uns contra os outros.

História

•Definições que foram mal interpretadas:

1º Charles Darwin - teoria da seleção natural: em que as maiorias das pessoas dizem que o melhor está na sobrevivência do mais forte e mais apto para vencer.
2º do francês Pierre de Coubertin (idealizador da nova era olímpica), que diz que o mais importante não é vencer, mas tornar parte; importante na vida não é triunfar, mas esforçar-se; o essencial não é haver conquistado, mas haver lutado (mas não é o que se vê).

O jogo é uma atividade “pelo prazer”, ao passo que a atividade séria tende a um resultado útil e independente do seu caráter agradável. (Piaget, Jean, 1990).

Definindo Competição

Na sociedade competitiva, a hiper-valorização da competição se manifesta nos jogos através da ênfase no resultado numérico e na vitória, ou seja vencer parece ser o mais importante; melhor dizendo o resultado VITÓRIA é algo sempre esperado. Com isso, os jogos tornaram-se um espaço de tensão e ilusão, dentro de uma sociedade competitiva. Não se quer com esse discurso eliminar a competição da vida dos estudantes, pelo contrário, acredita-se que mesmo em pequena parcela esta é importante sim, desde fique claro que a competição é realizada com o time oponente e não contra, compreendendo o oponente como um elemento fundamental para que o jogo aconteça.

COOPERAÇÃO X COMPETIÇÃO

COOPERAÇÃO: é um processo onde os objetivos são comuns e as ações são benéficas para todos.

cooperação-social

COMPETIÇÃO: é um processo onde os objetivos são comuns, mutuamente exclusivos e as ações são benéficas somente para alguns.

Img_05092013_001

COOPERAÇÃO X COMPETIÇÃO

Jogos Cooperativos

Jogos Competitivos

Visão que “tem para todos”

Visão que “só tem para um”

Objetivos comuns

Objetivos exclusivos

Ganhar com o outro

Ganhar do outro

Jogar COM

Jogar CONTRA

Confiança mutua

“Des-Confiança” / Suspeita

Todos FAZEM PARTE

Todos à parte

Descontração / Atenção

Preocupação / Tensão

Solidariedade

Rivalidade

Diversão para TOdOS

Diversao às custas de alguns

A Vitória é garantida e compartilhada

A vitória é uma ilusão

Vontade de continuar jogando

Pressa para acabar com o Jogo

Raynner Barbalho

Raynner Barbalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.