Últimos Posts
recent

Porque o sangue é vermelho? Eles querem saber #2

tatuagens-doacao-sangue

 

-Professor. Porque o sangue é vermelho?

Escolha uma resposta ou junte todas!

 

R: A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue

R: O nosso sangue é composto, dentre outras coisas, por hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos). Para se ter uma noção da quantidade de hemácias que temos no sangue, um indivíduo normal tem entre 3 a 4 milhões por decilitro (1 decilitro equivale a 100 ml) de sangue. Os leucócitos (glóbulos brancos), também presentes no sangue, existem em uma quantidade muito inferior, entre 5 mil a 8 mil leucócitos por decilitro de sangue.

R: O sangue é vermelho porque a grande maioria das células sanguíneas são as hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos. Estas células contêm o pigmento hemoglobina, que é rica em ferro.
Quando respiramos trazemos oxigênio para dentro do corpo e isso oxida o ferro presente na hemoglobina, essa reação resulta em uma tonalidade vermelha.
Para entender isso, é só lembrar que a ferrugem, que é nada mais é do que a oxidação do ferro, também apresenta coloração avermelhada.

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.