Você trabalha ou da aula?
Acho que a questão na área da educação física seria:
· Ser professor de educação física é fácil, é só jogar bola.
· Ser professor de educação física é fácil, é só brincar.
· Ser professor de educação física é fácil.......
Uma das razões para esse questionamento é o fato de que,
muitas vezes, a profissional trás um conteúdo lúdico para ser chamativo e
atrativo para os alunos que acaba confundindo os demais professores das outras
matérias.
Porem eu poderia responder a pergunta “Você trabalha ou da aula?” deste modo.
Eu trabalho dando aula, muitos profissionais de educação física, fazem três
anos de licenciatura ou quatro anos de bacharelado, e durante esses todos esses
anos não estamos brincado, estamos batalhando, pesquisando, se aprofundando,
fazendo estágio, entre muito outros conteúdos para ser o melhor professor que a
instituição possa ter.
Isso da Educação Física de “só brincar” acabou sendo um estereotipo porque
sabemos que ainda muitos professores de Educação física se acomodaram na
profissão, inclusive não cuidam do principal instrumento de trabalho, ou seja,
o próprio corpo. Eu Busco ser diferente de todos os outros professores que tive
na vida.
Em todo o meu trabalho como professor irei buscar desenvolver e incluir planos
de aulas que possamos cada vez mais lapidar o repertorio motor dos alunos,
trabalhando, noção espacial, tempo de reação, equilíbrio, lateralidade etc,
sempre observando e colocando o aluno em foco principal para que suas
dificuldades, eu possa melhorar em uma futura aula.
Também temos que buscar a
interdisciplinaridade escolar, trabalhando com artes, matemática, geografia,
história, biologia, etc, assim os outros professores verão como é o nosso árduo
trabalho no planejamento de aula.
Claro que também não podemos ligar o nosso trabalho no piloto automático, chego
na escola bate o cartão, pega a turma, vai pra quadra, da o conteúdo, desce
turma, bate o cartão e tchau, ou seja, devemos sempre se atentar em cada
evolução do aluno traçar estratégias e planos de aulas para melhorar o
desempenho e o repertorio motor do aluno, e é claro não ficar dependendo de
materiais de primeiro mundo, sabemos que muitas escolas não tem verba
suficiente para dar o melhor material, mais podemos fazer o melhor com pouco e
adaptando muitas coisas que iriam para o lixo!
Nessa quarentena pude mudar bastante coisa, trazendo uma série
de exercícios de academia tudo adaptado sem gastar dinheiro para equipamentos,
com apenas o peso corporal, garrafa de água ou balde, e uma toalha para os exercícios,
e algumas aulas de educação física eu também planejei desse modo, onde da para
trabalhar com rolo de papel, papel de rascunho, garrafa pet, vassouras, balde,
copo descartável, entre outros materiais, sempre vou buscar
ser o melhor para os meus alunos!
Se todos os profissionais pensarem desta maneira, esse estereótipo que o
"professor de educação física não faz nada", isso vai mudar muito rapidamente,
sempre desejamos o respeito e igualdade.
Educação física não é apenas uma profissão é o cuidado com a vida, saúde e bem estar, devemos
ser o melhor reflexo para nossos alunos!
Texto por: Raynner Pellegrini Barbalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário