Últimos Posts
recent

Lingua de sinais

índice

Língua de Sinais

O que é Libras?

É a língua natural da comunidade surda, com estrutura e gramática próprias, utilizada para a comunicação. Como outras línguas, possui o alfabeto manual, que é utilizado para digitar nomes quando não há um sinal próprio, e também para configurar a mão na realização de um sinal.


Para as línguas orais existe o estudo fonológico (articulação dos fonemas); para as línguas de sinais, existe a querologia (configuração, movimento das mãos e pulsos, localizados em determinada parte do corpo e o sentido das palmas das mãos).
É através da Língua de Sinais que a comunicação das pessoas surdas acontece com mais rapidez e eficiência entre as pessoas que dela fazem uso.


A LIBRAS é independente da Língua Portuguesa. Quanto mais cedo uma pessoa surda aprender a Língua de Sinais, mais facilmente ela terá conhecimento do mundo e mais rápido será a sua aprendizagem. A aprendizagem da Língua de Sinais por uma pessoa surda acontece naturalmente, assim como quem ouve aprende a língua oral de seu país. Então, se uma criança que nasceu surda não fizer parte de uma família também de surdos é importante que ela seja levada a uma comunidade de surdos, associação de surdos, e/ou uma escola bilíngüe (escola onde os alunos estão em contato com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa).

Alfabeto manual

alfabeto

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER COMO SE FAZ CADA LETRA!

 

 

Veja também os cinco parâmetros da lingua de sinais

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.