Últimos Posts
recent

COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E FINA

img_o_que_e_coordenacao_motora_fina_e_grossa_16475_300O que é Coordenação Motora.

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.

A coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:
Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.

Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.

Coordenação motora grossa – utilização de músculosgrandes e desenvolvimento de habilidades comocorrer, DSC01543pular, chutar, subir e descer.
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.


 

child-football-3_2518965

 

 

 

 

 

Coordenação motora fina – utilização de pequenosgrupos musculares como as mãos e pés. É exigida alinhavaremhabilidades como desenhar, escrever, manusearpequenos objetos, em geral em movimentos deprecisão.

É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar

a-coordenacao-motora-fina-1

 

Para melhorar sua coordenação motora é necessário vivenciar amaior quantidade de movimento possíveis.

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.