Últimos Posts
recent

Dança Circular (Danças Circulares)

circular2Origem

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes.

De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

É importante lembrar que em todas as tribos e em todas as épocas a Dança Sagrada fez parte dos rituais de suas comunidades. O círculo, símbolo universal, tendo como centro muitas vezes o fogo ou objetos sagrados como talismãs e flores, representava o espaço da comunidade para celebrar rituais de passagem como nascimento, casamento, morte e outros momentos importantes da vida humana.

A Dança Circular Sagrada não é, portanto, uma invenção dos tempos modernos. Pelo contrário, é apenas o resgate de uma prática ancestral muito antiga e profunda, vestida para os tempos atuais.

As Danças Circulares sempre estiveram presentes  na história da humanidade, seja no nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. 

O círculo é uma forma geométrica perfeita. Na sociedade, estar em círculo simboliza fraternidade, igualdade, além de todos poderem estar se olhando, enxergando o próximo. Uma sensação de “estarmos juntos”, de mãos dadas, passando e sentindo a energia do grupo. As culturas antigas utilizavam a roda para se confraternizar, conversar e educar ora praticando rituais ora dançando.

Beneficios da dança circular

As danças circulares:
* Trazem a leveza, a alegria , a beleza, a serenidade e o bem estar;
* Proporcionam o trabalho em grupo sem que a pessoa perca sua individualidade;
* Mostra a diferença entre as pessoas;
* Desenvolvem o apoio mútuo, a integração, a comunhão e a cooperação;
* São instrumentos suaves de auto-conhecimento e auto-cura;
* Harmonizam o grupo antes e depois de praticar suas tarefas cotidianas;
* Trazem musicalidade e ritmo para a vida diária;
* Equilibram o corpo fisico, mental, emocional e espiritual;
* Ampliam a percepção, a concentração e a atenção;
* Encorajam as pessoas a ocupar o seu lugar e o seu espaço;
* Trazem flexibilidade e auto-confiança para a vida;
* Ajudam a combater o estresse e a depressão.

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.