Últimos Posts
recent

Fisiologia neuromuscular e controle do movimento - Anatomia fundamental

 FISIOLOGIA NEUROMUSCULAR E CONTROLE DO MOVIMENTO

Anatomia fundamental

No estudo da anatomia humana, a descrição de estruturas corporais obriga a que consideremos uma posição de referência em relação à qual se assuma que a descrição é feita. Esta designa-se por Posição Descritiva Anatómica e, nesta, o indivíduo encontra-se em pé, com os pés paralelos e orientados para a frente, os membros superiores ao longo do tronco e as palmas das mãos viradas para a frente, ou seja, com os antebraços em supinação. Em relação à posição descritiva anatómica, definem-se planos imaginários de orientação do corpo humano no espaço que nos permitem identificar um conjunto de conceitos descritivos muito úteis no estudo anatómico e morfológico, destacando-se os seguintes planos principais: sagital médio, frontal médio e horizontal médio. O plano sagital médio é um plano vertical que passa pelo meio da coluna vertebral, dividindo o corpo em duas metades: direita e esquerda. Quando comparamos dois pontos do corpo, o que está mais próximo desse plano diz-se interno e o que está mais afastado descreve-se como externo. O plano frontal médio ou coronal é também um plano vertical que divide o corpo nas partes anterior (à frente) e posterior (atrás). O plano horizontal médio é um plano paralelo ao solo que passa pela base do sacro, dividindo o corpo numa porção superior e outra inferior. Para além dos termos atrás referidos – interno e externo, anterior e posterior, superior e inferior – também se utilizam na descrição anatómica os conceitos de proximal (algo mais próximo da cabeça) e distal (mais distante da cabeça).


Noções Teciduais 

Comparativamente aos organismos unicelulares, as células dos organismos multicelulares, como o organismo humano, não apresentam capacidade de comunicação direta com o meio que as rodeia. Por isso, ao contrário dos seres unicelulares, não dependem diretamente do meio envolvente para as trocas associadas com os processos que visam a manutenção do equilíbrio do organismo. Essa incapacidade foi substituída, no processo evolutivo, por uma especialização e diferenciação celular que levou células de características semelhantes a agruparem-se. Surge, desta forma, a noção de tecido: conjunto de células, com características morfológicas e fisiológicas semelhantes, e da substância que as envolve, a substância intercelular. Consideram-se quatro tipos de tecidos fundamentais, cada um com características adaptadas para dar resposta a determinado tipo de funções:
 (1) o tecido epitelial, que tem como função principal o revestimento de superfícies corporais, exteriores ou interiores, mas que desempenha também funções de receção de estímulos sensoriais e de secreção glandular;
(2) o tecido conjuntivo, que serve de suporte e ligação de estruturas;
(3) o tecido nervoso, responsável pelas funções de regulação e controlo;
4) e o tecido muscular, que responde a estímulos através da contração, ou seja, que tem capacidade de desenvolver força 


Articulações móveis 

Já referimos que a forma das superfícies articulares condiciona a mecânica articular, definindo o tipo de movimentos que a articulação permite. As articulações de maior mobilidade são as articulações entre superfícies de forma esférica, que permitem movimentos nos três planos do espaço. Localizam-se estrategicamente na zona de ligação de cada um dos membros ao tronco, na escapuloumeral no membro superior e na coxofemoral no membro inferior. Esta adaptação mecânica é essencial para podermos executar com o braço e a coxa qualquer movimento (flexão/extensão, adução/abdução, rotação interna/rotação externa) e, assim, libertar a extremidade respetiva (mão e pé), aumentando o mais possível o seu raio de ação. 


As articulações entre superfícies arredondadas, designadas por côndilos, bem como as articulações em sela, apresentam mobilidade considerável, mas menor do que as anteriores. Permitem movimento apenas em duas direções, resultando em quatro movimentos possíveis. As articulações em forma de roldana, estabelecidas por superfícies ósseas designadas por trócleas, permitem apenas uma direção de movimento, sendo especializadas em movimentos de flexão e de extensão. Encontramos articulações deste tipo, por exemplo, no joelho e também entre as falanges. 

Outro tipo de articulação que permite movimentos apenas numa direção é a que se efetua entre superfícies cilíndricas especializadas em movimentos de rotação de um osso em torno de outro, que funciona como eixo fixo. Existem apenas dois exemplos no nosso corpo, mas ambos de grande importância funcional, que espelham a especificidade deste tipo de mecânica articular: as articulações entre o rádio e o cúbito, determinantes na orientação fácil e versátil da palma da mão, tão importante na preensão; a articulação entre as duas primeiras vértebras da coluna, o atlas e o áxis, responsável pela rotação rápida da cabeça ao serviço da orientação do campo visual.

 Por último, importa considerar as articulações entre superfícies planas, que funcionam por movimentos de deslize que podem ser realizados em todos os sentidos. Embora só permitam amplitudes reduzidas de movimento, como em determinadas zonas (carpo e tarso, por exemplo) encontramos várias articulações deste tipo a funcionar em conjunto, o movimento resultante tem uma amplitude considerável, dado ser o somatório dos pequenos deslizes das diferentes articulações envolvidas.


Funções Muscoesqueléticas 

A maior parte do músculo esquelético consiste em tecido muscular estriado, que se encontra no ventre muscular, a parte vermelha e central do músculo. O tecido muscular estriado é responsável pela capacidade de contração do músculo e é constituído por células musculares – as fibras musculares – que estão organizadas em feixes. Assumem, também, importância na composição do músculo as estruturas do tecido conjuntivo que têm cor esbranquiçada: os mísios, os tendões e as aponevroses. Os mísios são membranas que envolvem e separam quer fibras musculares, quer feixes de fibras musculares. Os tendões encontram-se nas extremidades dos músculos que têm forma alongada e asseguram a transmissão da força gerada pelo ventre muscular aos ossos. 

São formados por tecido conjuntivo denso modelado, sendo, portanto, muito resistentes ao alongamento. Nos músculos de forma larga, a união aos ossos é feita por estruturas de forma plana, as aponevroses, que também servem para separar músculos ou regiões musculares. A principal propriedade do tecido muscular é a capacidade de contrair, e, gerar tensão no sentido do encurtamento do músculo. Um músculo atravessa sempre pelo menos uma articulação móvel, inserindo-se em segmentos ósseos aos quais transmite a força desenvolvida através das aponevroses e tendões. Assim, a força de contração tende a encurtar o músculo e, em consequência, deslocar um dos segmentos ósseos onde o músculo se insere, gerando movimento na articulação. 

O movimento específico que produz na articulação depende da posição que apresenta em relação a ela e da orientação da sua linha de tração, ou seja, a linha imaginária que une as extremidades do músculo. Apesar de o músculo poder produzir movimento em qualquer dos segmentos ósseos onde se insere, normalmente quando se contrai utiliza um dos segmentos ósseos onde se insere como ponto fixo – Origem do músculo – para poder movimentar o outro segmento em que se insere, designando-se essa extremidade por Inserção do músculo. Em situações excecionais, quando a extremidade corporal está fixa, a contração de um músculo pode deslocar o segmento corporal onde tem origem. Nesses casos, diz-se que o músculo trabalha “com origem e inserção invertidas”. 




REFERÊNCIAS 

BEAR, M.L., KIERNAN, A. – The Human Nervous System. – 5th ed., J.B. Lippincot 

Philadelphia, 1988. BEAR, M.L.,

CONNORS, B.W., PARADISO, M.A. – Neuroscience. Exploring the Brain. – 2. Aufl, 

Williams u, Wilkins, Baltimore, 2.000. 

BURT, A.M. – Neuroanatomia. – Ed. Guanab. Koogan, Rio de Jan., 1999 

BROOKS, V.B. – The Neural Basis of Motor Control. – New York, Oxford, University 

Press, 1986. 

BOURRET, P. et LOUIS,R. – Anatomie du Système Nerveux Central. – 2aa ed., Ed. 

L’Expansion Scient. Française, Paris, 1971. 

CARPENTER, M.D. – Human Neuroanatomy. – 18nd. ed., Ed. Baltimore, Williams & 

Wilkins, 1983. 

CASAS, A.P. y GONZÁLES, M.E.B. – Morfología, Estructura y Funcion de Los 

Centros Nerviosos. – Ed. Paz Montalvo, Madrid, 1967 

CROSSMAN, A.R. e NEARLY, D. – Neuroanatomia. – 2aa ed, Ed. Guanab. Koogan, 

S.A., Rio de Jan., 2002










 

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.