Últimos Posts
recent

O que é Neurofisiologia?

 O que é Neurofisiologia?

A neurofisiologia é uma especialidade médica que se concentra na relação entre o cérebro e o sistema nervoso periférico. Como o próprio nome indica, a neurofisiologia é, em muitos aspectos, uma fusão da neurologia, que é o estudo do cérebro humano e de suas funções, e a fisiologia, que é o estudo da soma das partes do corpo e como elas se inter-relacionam. 

Os neurofisiologistas examinam as muitas maneiras pelas quais as atividades do cérebro impactam as atividades do sistema nervoso. Grande parte do trabalho do campo é investigativo, com médicos buscando entender as origens e os melhores tratamentos para uma variedade de distúrbios neurológicos. 

Existem duas partes no sistema nervoso humano: o sistema nervoso central, que é o cérebro e a medula espinhal, e o sistema nervoso periférico, que é a rede de nervos que se estende por todo o corpo. Os nervos são responsáveis pela sensibilidade, mas também pela saúde e controle muscular. Neurofisiologia examina a relação entre os dois sistemas em causar doenças degenerativas como esclerose múltipla e doença de Parkinson, bem como distúrbios neurológicos, como epilepsia. 

A neurofisiologia concentra-se no estudo do cérebro 

Os neurofisiologistas analisam as maneiras pelas quais as atividades do cérebro afetam o sistema nervoso Todas as partes do corpo são controladas no cérebro, mas o cérebro, como parte do sistema nervoso, desempenha um papel único no controle dos nervos. 

A neurofisiologia tenta conectar o papel do cérebro como controlador do sistema nervoso com seu papel como membro do sistema nervoso para entender melhor como os problemas do sistema nervoso acontecem e por quê. 

Os médicos da área usam ferramentas e testes como o eletroencefalograma e a eletromiografia para estudar as maneiras pelas quais os nervos afetados se comunicam com o cérebro.  

Eles usam esses dados para avaliar o funcionamento geral do sistema nervoso como um todo e identificar as raízes de falhas e problemas. Os neurofisiologistas geralmente não tratam as condições diretamente. A maioria dos neurofisiologistas são neurofisiologistas clínicos, o que significa que eles trabalham principalmente com diagnósticos. Seu papel é exploratório e investigativo. 

Eles trabalham ao lado de neurologistas, neurobiologistas e médicos gerais para identificar e gerenciar as condições neurológicas de um paciente. Neurofisiologistas clínicos trabalham como especialistas e geralmente só levam os pacientes em encaminhamento de outros profissionais. 

Na maioria das vezes, eles transmitem suas descobertas aos praticantes, que administram os tratamentos necessários. Os neurofisiologistas podem rever os pacientes para avaliações de como os tratamentos estão funcionando, mas eles raramente agem como cuidadores primários. 

O sucesso na prática da neurofisiologia requer um conhecimento abrangente não apenas da ciência cognitiva do cérebro e do sistema nervoso, mas também de muitas outras disciplinas médicas relacionadas. As pesquisas que os neurofisiologistas realizam cruzam muitas especialidades e exigem uma compreensão de como todos os elementos do corpo se unem e interagem. A neurofisiologia é geralmente considerada uma especialidade médica de elite e exclusiva. 

Resumo 


Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso e está preocupado com a estrutura, desenvolvimento, função, química, farmacologia e patologia do sistema nervoso. Ferramentas e tecnologias modernas (por exemplo, biologia molecular, eletrofisiologia, métodos computacionais, etc.) levaram ao avanço da pesquisa sobre o sistema nervoso. Como resultado, a neurociência é agora composta de vários ramos. A neurofisiologia é um desses ramos.


Referências

ANTHONY, C.P.; Thibodeau, G.A. Textbook of Anatomy a nd Physiology.C.V . Mosb 

yCo. St. Louis,1979. 

ASSUMPÇÃO, C. R.S úmula de Anátomo-Fisiologia. Coração, sangue e pulmões. 

Introdução à Circulação Extracorpórea. Módulo Teórico n. 1. SBCEC: Rio de Janeiro, 

1985. 

BERGER, E. C. Whatissequestration? J. Can. Society of Extracorporea l Technology. 

3, 20-25, 1974. 

BERGER, E.C. The physiology of Adequate Perfusion.The C.V. Mosby Co., St. Louis, 

1979. 

BEST, C. H.Best and Taylor’s Phyisiological Bas is of Medic al Practice. Williams & 

Wilkins, Baltimore, 1979. 

DE WALL, R.A. et al.Hemodilution perfusions for open-heart surgery.N. Engl. J. Med. 

266, 1078-1084, 1962. 

DE WALL, R. A. What constitutes adequate perfusion? J. Thorac. Cardiovasc.Surg. 

16, 458-466, 1975. 

DOTY, D. B.Venous Compliance DuringCardiopulmonary Bypass.In Utley, J.R. –

Pathophysiology a nd Techniques o f Cardiopulmonary bypass. V ol. II . Williams 

&Wilkins, Baltimore, 1983. 

FULTON, G. P.; Zweifach, B. W. Factors Regulating Blood Flow.American 

Physiological Society.Washington, 1958. 

GALLETTI, P.M.; Brecher, G. A. Heart-Lung Bypass.Principles and Techniques of 

Extracorporeal Circulation.Grune& Stratton, New York, 1962. 

GOLLAN, F.Physiology of Cardiac Surgery. Charles C. Thomas, Springfield, 1959. 

GOOD, A. E. The cellular aspect of shock.J. Extracorp. Technol. 4, 18-23, 1972. 

GORDON, R.J. et al. – Changes in a rterial pre ssure, viscosity, and re sistance during 

cardiopulmonary bypass. J. Thorac. Cardiovasc.Surg. 69, 552-558, 1975. 

GRANT, B. Grant’s Atlas of Anatomy.5th. edition

Low, Phillip. Considerações gerais sobre o sistema nervoso autônomo. 

Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbioscerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/dist%C3%BArbios-do-sistema-nervosoaut%C3%B4nomo/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-o-sistema-nervosoaut%C3%B4nomo> Acesso em 21 de outubro de 2019


Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.