Últimos Posts
recent

As consequências da inatividade física

 


As consequências da inatividade física

Hoje é bastante aceito que os problemas de saúde, na maioria dos países são de natureza degenerativa associada com mudanças nos estilos de vida. 

No entanto, esse aumento de pessoas com sobrepeso/obesidade é característica de muitos países, principalmente aqueles em desenvolvimento, ocasionando milhares de mortes a cada ano em todo o mundo, resultantes das doenças relacionadas ao peso corporal. As consequências do sedentarismo e ter sobrepeso/obesidade isso parecem ser bastante claras. 

As pessoas obesas têm maiores probabilidades de vivenciar mais doenças crônicas, desde uma simples “falta de ar” a veias varicosas a outro extremo, como a osteoporose ou condições mais sérias tais como doenças coronarianas, hipertensão e diabetes assim como certas formas de câncer (GUARDA, 2010). 

 As mudanças econômicas e culturais resultaram num ambiente que facilita a obesidade normalizando um estilo de vida sedentário, alimentação excessiva e errônea. Devido às bruscas mudanças da sociedade nos últimos anos o padrão de vida das pessoas passaram a sofrer um impacto negativo em relação á saúde. 

Tudo isso, se deve as alterações nos padrões e funções da sociedade atual. No entanto, tem havido um agravamento nesse sentido, uma vez que as inovações tecnológicas têm favorecido a comodidade das pessoas e consequentemente aumentado o numero de pessoas considerada sedentária. Desta forma, a uma clara necessidade de hábitos saudáveis de vida, como forma de combater os danos causados á saúde (SAMULSKI, 2000). 

Nesse sentido, a inatividade física tem sido apontada como uma dos principais causas para o aumento da mortalidade causada por doenças do sistema circulatório no Brasil. Dentre as patologias pertencentes ao grupo do sistema circulatório as doenças predominante são (doenças cerebrovasculares e doenças isquêmica do coração) que vem aumentando o gasto com a saúde pública os últimos anos (CERVATO, 1997). 

A inatividade física tem propiciado o aumento do sedentarismo nas últimas décadas. Esse é um dos principais fatores com gasto em saúde pública e risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias na idade adulta (GUARDA, 2010). Entre crianças e adolescentes a prevalência do sedentarismo aparece em número alarmante, no quadro de sobrepeso/obesidade. 

 No entanto, a sua consequência atinge crianças de todos os níveis socioeconômicos, tornando-se assim um problema de saúde pública que traz consequências negativas diretas sobre a sociedade moderna. 

O estilo de vida da população urbana tem sofrido constantes mudanças de comportamento com relação à dieta alimentar e atividade física, esses fatores estão relacionados diretamente ao perfil da sociedade atual. Desta forma, a prática de atividade física regular é vista como importante aliada para que se tenha um estilo de vida saudável e ativo fisicamente, além de ser fundamental no controle e tratamento de sobrepeso/obesidade (JENOVESI, 2003). 

Sobre essa temática, dados recentes apontam para níveis crescentes de pessoas com sobrepeso/obesidade provocada pelo novo estilo de vida adotado por grande parcela da sociedade moderna.

 Entre os fatores principais está o sedentarismo, ou seja, a inatividade física juntamente com hábitos alimentar excessivo e errôneo vem contribuindo para um novo estilo de vida inadequado.

 A atividade física regular apresenta efeitos benéficos contra doenças degenerativa tais como, doença coronária, a hipertensão e diabetes entre adultos mais velhos, além de reduzir o risco de desenvolvimento em individuo normal.

Também e recomendada no tratamento de doença do estado emocional nociva bem como a depressão.

 Desta forma, o aumento do nível de atividade física regular traz resultados positivo na diminuição da morbidade e eventualmente da mortalidade da população em geral e particularmente entre os idosos. Os estudos enfatizam a importância da atividade física regular para que se tenha uma boa qualidade de vida relacionada à saúde. 

Deste modo, entende que com a prática de atividade física regular engloba um processo de comportamento preventivo e abranja um maior número de individuo na sociedade moderna (MOTA; RIBEIRO; CARVALHO, 2006). 

 Segundo estudo de Papini, et al (2010) o desenvolvimento precoce de sobrepeso/obesidade tem aumentado de forma alarmante entre crianças e adolescente em todo mundo, tornando-se, um problema de saúde publica que pode gerar impacto negativo a sociedade tanto a curto quanto em longo prazo. 

Esse aumento crescente de pessoas com sobrepeso/obesidade é consequência do sedentarismo que pode ser explicada por alguns fatores como ambientais e comportamentais; entre eles a inatividade física e hábitos alimentares inadequados vêm contribuir para o acumulo de energia. 

Dessa forma, entende que esses são um dos principais fatores mais relacionado com a característica do sobrepeso/obesidade. Com isso as pessoas que tem um estilo de vida menos ativo fisicamente tem facilitado um aumento do sedentarismo e de seus malefícios para a saúde nas últimas décadas. 

Desta forma, parece que a saúde das pessoas, a cada dia está deteriorando. Neste contexto, vários distúrbios como ansiedade, depressão, transtornos alimentares e comportamentos compulsivos e obsessivos. 

Embora o foco de atenção em relação à saúde permanece nas doenças degenerativas associadas com o sobrepeso e a obesidade, há muitas evidências para sugerir que as doenças mentais no mundo estão se tornando a “doença do século XXI”, principalmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. 

 Na maioria dos países um número significativo de crianças levam uma vida relativamente sedentária e raramente realizam períodos de atividade física moderada ou vigorosa durante os dias da semana, fato agravante que tem se relacionado ao comportamento da maioria dos adolescentes que passam a maior parte do tempo em frente dos aparelhos eletrônicos, trocando mensagens ou assistindo vídeos, entre outros programas, que particularmente não necessitam de gasto energético, portanto, estudos voltados, especialmente para crianças e adolescentes observa-se impacto negativo produzido por consequências de hábitos alimentares e de falta de atividade física, que aumenta a prevalência de excesso de peso na sociedade moderna. 

Sabe-se, ainda que fatores comportamentais quando adquirido na infância e adolescência vem contribuir como estratégias de prevenção, controle e combate da obesidade entre a população da sociedade moderna, especialmente a infanto-juvenil (COELHO, 2012).


Referência Bibliográfica


- CERVATO, A. M.; MAZZILLI, R. N.; MARTINS, I. S.; MARUCCI, M. F. N. Dieta 

habitual e fatores de risco para doenças cardiovasculares. Rev. Saúde Pública, 31 

(3): 227-35, 1997. 

- COELHO, L. G.; CANDIDO, A. P. C.; MACHADO-COELHO G. L. L.; FREITAS, S. 

N. Associação entre estado nutricional, hábitos alimentares e nível de atividade 

física em escolares. Jornal de Pediatria - Vol. 88, N° 5, 2012. 

- FARIAS JÚNIOR, J. C; NAHAS, M. V; BARROS, M. V. G; LOCH, M. R; OLIVEIRA, 

E. S. A; DE BEM, M. F. L; LOPES, A. S. Comportamentos de risco à saúde em 

adolescentes no Sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Rev. Panam Salud 

Publica/Pan Am J Public Health 25(4):344–52, 2009. 

- FLAUSINO, N. H; NOCE, F;MELLO, M. T; FERREIRA, R. M; PENNA, E. P; 

COSTA, V. T. Estilo de Vida de Adolescente de uma Escola Publica e de uma 

Particular. Rev. Min. Educ. Fís. Viçosa. Edição Especial. N°1. P.491-500, 2012. 

- GLANER, M. F. Nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde em 

rapazes rurais e urbanos. Rev. paul. Educ. Fís. São Paulo, 16(1): 76-85, jan./jun. 

2002. 

- GUARDA,F. R. B. Frequência de Pratica e Percepção da Intensidade das 

Atividade Físicas mais Frequentes em Adultos. Fundação de Educação Superior de 

Olinda. Pernambuco, Brasil. Rev. Pam-Amoz Saúde, 2010. 

- GUEDES, D. P; NETO, J. T. M; GERMANO, J. M; LOPES, V; SILVA, A. J. R. M. 

Aptidão física relacionada à saúde de escolares: programa fitnessgram. Rev. Bras. 

Med. Esporte. Vol. 18, N° 2 – Mar/Abr, 2012. 

- HALLAL, P. C; KNUTH, A. G; CRUZ, D. K. A; MENDES, M. I; MALTA, D. C. 

Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, 

15(Supl. 2): 3035-3042, 2010.

- JENOVESI, J. F.; BRACCO, M. M.; COLUGNATI, F. A. B.; TADDEI, J. A. A. C. 

Perfil de atividade física em escolares da rede pública de diferentes estados 

nutricionais. R. bras. Cien. e Mov. Brasília v. 11 n. 4 p. 57-62 out./dez. 2003. 

- KNUTH, A. G; MALTA, D. C; DUMITH, S, C; PEREIRA, C. A; NETO, O. L. M; 

TEMPORÃO, J. G; PENNA, G; HALLAL, P. C. Prática de atividade física e 

sedentarismo em brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de 

Domicílios (PNAD), 2008. Ciência & Saúde Coletiva, 16 (9): 3697-3705, 2011. 

-_______.; BIELEMANN, R. M.; SILVA, S. G.; BORGES, T. T.; DUCA, G. F. Del.; 

KREMER, M. M.; HALLAL, P. C.; ROMBALDI A. J.; AZEVEDO, M. R. Conhecimento 

de adultos sobre o papel da atividade física na prevenção e tratamento de diabetes 

e hipertensão: estudo de base populacional no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, 

Rio de Janeiro, 25(3): 513-520, mar, 2009. 

- MOTA, J; RIBEIRO, J. L; CARVALHO, J. Atividade física e qualidade de vida 

associada à saúde em idosos participantes e não participantes em programas 

regulares de atividade física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, n.3, p.219-

25, jul./set. 2006. 

- OLIVEIRA, F. A. Os benefícios da atividade física no envelhecimento - uma revisão 

literária. Educação Física em Revista. V.5 n.1 jan/fev/mar/abr – 2011. 

- PAPINI, C. B; NAKAMURA, P. M; MARTINS, C. O; KOKUBUN, E. Severidades 

Ocupacionais Associadas à Inatividade Física no Lazer em Trabalhadores. Motriz. 

Rio Claro, V.16 n.3 p.701-707, jul/set. 2010. 

- SILVA, R. S.; SILVA, I.; SILVA, R. A.; SOUZA, L.; TOMASI, E. Atividade física e 

qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva. 15 (1): 115-120, 2010. 

- SILVA, R. B; MATIAS, T.S; VIANA, M.S; ANDRADE, A. Relação da prática de 

exercícios físicos e fatores associados às regulações motivacionais de adolescentes 

brasileiros. Motricidade. V. 8, n. 2, p. 8-21, 2012. 

- SAMULSKI, D. M; NOCE, F. a impontancia da atividade fisica para à saúde e 

qualidade de vida: um estudo entre professores, alunos e funcionarios ufmg. Rev. 

Bras. Atividade Física e Saúde. V. 5, n.1, 2000.

- Bruna Costa Dissordi, fisioterapeuta e proprietária da Focus, especializada em 

Retorno ao Esporte de Atletas e Terapia Manual, fisioterapeuta durante a 

Libertadores da América de Futebol Feminino

- Cristiano Parente, educador físico especializado em Fisiologia do Exercício, 

Nutrição e Suplementação Esportiva e considerado o melhor personal trainer do 

mundo pelo American Council on Exercise

- Daniely Florêncio Emerenciano, professora da Contours Brasil, educadora física 

especializada em patologias, terceira idade, musculação e condicionamento físicos

- MACEDO, Christiane de Souza Guerino. Benefícios do Exercício Físico para a 

Qualidade De Vida. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2018.

- MONTENEGRO, Léo de Paiva. Musculação para a qualidade de vida relacionada 

à saúde de Hipertensos e Diabéticos Tipo 2. Revista Brasileira de Prescrição e 

Fisiologia do Exercício, 2015.

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.