Últimos Posts
recent

Procedimentos Metodológicos

 Procedimentos Metodológicos

O estudo é de caráter descritivo, do tipo "antes e depois", pois se analisou os efeitos que sessões de exercícios, promovem sobre as variáveis relacionadas à composição corporal de mulheres. E, quanto ao procedimento de análise é quantitativa de caráter explicativa, pois segundo Gil (1996), "teve como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos." 

População 

 A população do presente estudo é composta por 35 clientes, sendo 20 mulheres e 15 homens, com idade de 30 a 40 anos, que participaram do programa de Personal Trainer, realizado em um sala de exercícios especializada, no ano de 2001, em Florianópolis, SC. 

Amostra 

 Destes 35 clientes que compõem a população do estudo, foram selecionados para amostra apenas aqueles: que tinham como objetivo principal à perda de gordura  corporal; do sexo feminino, que realizaram avaliações antropométricas, sempre com intervalo entre as avaliações de no máximo dois meses e que participaram durante no mínimo seis meses do programa de treinamento, com uma frequência de no mínimo três vezes semanais. A amostra foi composta de 20 mulheres, pois, somente estas clientes encaixam-se no perfil pré-estabelecido pela pesquisa

Obtenção dos Dados 

 Para obtenção das medidas antropométricas utilizou-se um Kit cine antropométrico espanhol composto de dois compassos de diâmetro ósseos, fitas métricas metálicas inextensíveis e glicômetro. Quanto à marca destes equipamentos, utilizamos: um glicômetro (Slimguide) com pressão 10g/mm constante. Fita antropométrica Holtain, com dois metros de comprimento fracionada em milímetros. 

 Uma balança de marca Tanita TBF-521, mostra o peso total, a cada 100g, faz a bioimpedância elétrica e o percentual de gordura. E um compasso, para medição de diâmetro ósseo, da marca Berfer. As medições foram realizadas quatro vezes, com intervalo entre as avaliações de no máximo dois meses. Sendo estas avaliações feitas com o mesmo equipamento, avaliador especializado e protocolo para cada cliente, na própria academia. 

 As medidas das dobras cutâneas foram realizadas sempre no lado direito do avaliado, e este em posição anatômica. Somente na medição da dobra cutânea da panturrilha, onde o avaliado ficou sentado. Os avaliados vestiam biquíni e sunga, ou então uma vestimenta que não atrapalhe a medição, que não cobrisse nenhum ponto de medição. Seguiu-se o protocolo de Fernandes (1999), para a medição das dobras cutâneas. As dobras cutâneas mensuradas foram a bicipital, tricipital, subescapular, suprai-la, abdominal, supra espinhal e panturrilha. 

O treinamento físico, para todas as pessoas que participaram deste estudo, tinham como objetivo a diminuição do peso corporal. Sendo assim, foram submetidos a 6 meses de um programa de exercícios aeróbios (60% do programa), anaeróbio (40%) e alongamentos. Dividido em 3 vezes por semana, 1 hora de exercícios contínuos de intensidade moderada, trabalhado em 75% da FCM.


Tratamento Estatístico 

 A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva (média, desvio padrão, erro padrão, valores mínimo e máximo). Para a compreensão das variáveis antropométricas e para verificar possíveis diferenças entre a composição corporal das avaliações, utilizou-se o teste "t" para dados pareados, "caso em que dois conjuntos de dados são pareados oriundos, de um procedimento do tipo antes e depois (Barbetta, 2001)". Adotou-se um nível de significância de p<0,05. Utilizou-se para a análise estatística o programa Excel, Windows versão 2000.

Resultados e discussão

 A tabela a seguir mostra os resultados médios da variável peso nas 4 avaliações. Observa-se que a média diminui, e logo após teve um aumento estabilizando-se. Estes dados corroboram com a literatura que aponta, que o incremento da quantidade de massa muscular e a redução da gordura, alteram o peso corporal, sendo considerados as principais alterações causadas pelo exercício (American CollegeOf Sports Medicine, 1997; Lohman, 1986 citado por Filardo, Pires-Neto & RodriguesAnez, 2001). Também em estudo feito com jogadores de futebol, por De Rose (1984), durante um ano, observou-se que o peso corporal sofreu redução e aumentou novamente, estabilizando-se, segundo ele, com a perda do tecido adiposo e ganho do muscular.

Valores descritivos da variável peso, nas 4 avaliações, média, desvio padrão, valor máximo e mínimo

X = média ± erro padrão; s = desvio padrão 

 A próxima tabela , apresenta os dados da variável % de gordura. Onde se observou uma diminuição da primeira para a quarta avaliação.

Valores descritivos da variável % gordura, nas 4 avaliações, média, desvio padrão, valor máximo e mínimo


X = média ± erro padrão; s = desvio padrão; *p<0,05 


Na próxima tabela , apresentam-se os valores da variável % de massa muscular. Mostrando um aumento em entre as 4 avaliações.

Valores descritivos da variável % músculo, nas 4 avaliações, média, desvio padrão, valor máximo e mínimo


X = média ± erro padrão; s = desvio padrão 

 Estes dados das tabelas 2 e 3, confirmam as expectativas da literatura e de estudos prévios, de que um estilo de vida mais ativo, como a prática regular de atividade física, pode contribuir para um menor acúmulo de gordura (Astrup et al., 1996). Segundo Lohman (1992), as mulheres com mais de 32% de gordura são consideradas obesas. Na tabela 2, a média na 1ª avaliação (34,64 ± 1,70), extrapola esta porcentagem, já, nas demais avaliações a média diminuiu, para parâmetros considerados normais, segundo este autor. No estudo de Schimidt, Biwer&Kalschever (2001), envolvendo mulheres jovens obesas, com o objetivo de perda de gordura, os autores concluíram que o exercício acumulado tem efeito similar ao exercício contínuo, na diminuição da gordura corporal e no aumento do peso. Neste estudo realizou-se exercício contínuo, e observaram também uma diminuição da gordura e aumento do peso, na tabelas 2 e 3. 

 Outro estudo relevante, de Racette, Schoeller, Kushner, Neiland&Iaffaldano (1995), onde os autores testaram o efeito do exercício aeróbico e de uma dieta de carboidratos em 33 mulheres obesas, por um período de 12 semanas. Concluíram que apenas a dieta não tem significante influência na perda de peso, mas sim, associada ao exercício aeróbico.


Estudos submetendo avaliações antropométricas, também constataram alterações na composição corporal, Horta (1994) no estudo longitudinal da massa e gordura corporal de jogadores de elite do futebol portugueses; Filardo, Pires-Neto & Rodrigues-Anez (2001) no estudo de escolares do sexo masculino participantes e não participantes de programas de treinamento; Schwingel, Petroski& Velho (1997) no estudo de 83 jogadores de futebol de campo em times sulistas de terceira e primeira divisão; Maldonado, Mujika&Padilla (2002) no estudo sobre a influência das dimensões corporais, em comparação de 38 homens corredores; Carvalho & Pires-Neto (2000), estudo da composição corporal em humanos usando a impedância bioelétrica, e, Ballor, Mcarthy&Wilterdink (2000) no estudo com 27 mulheres obesas, através de exercícios de alta e baixa intensidade.


Este estudo tem como objetivo identificar as alterações na composição corporal de mulheres, participantes de um programa de PersonalTrainer, principalmente no % de gordura e % de massa muscular, pois seus significados trazem dados relevantes a saúde em geral. Sendo assim, na TABELA 4, mostra-se o cruzamento de dados entre as avaliações, pareados intencionalmente os dados da 1ª para a 2ª avaliação, da 2ª para a 3ª, da 3ª para a 4ª e da 1ª para a 4ª avaliação. Foram encontradas diferenças estaticamente significativas (p<0,05), no presente estudo entre a 1ª para a 2ª , e da 1ª para a 4ª avaliação, para % de gordura e % de massa muscular. Estes resultados vão de encontro com vários estudos, como o de Gubiani& Pires-Neto (1999) citados por Filardo, Pires-Neto & Rodrigues-Anez (2001), que observaram diferenças significativas em perímetros, somatório DC, % de gordura e % de massa muscular, ao estudarem indivíduos participantes de programas de exercício físico, atribuídas ao tipo, regularidade e eficiência do programa de treinamento. A tabela 4 apresenta as probabilidades de significância dos parâmetros % de gordura e % de massa muscular, por pareamento de dados entre as 4 avaliações.

Valores descritivos das probabilidades de significância dos parâmetros % de gordura e % de massa muscular, por pareamento de dados entre as 4 avaliações 


* p<0,05 (Teste "t" para dados pareados)


Inicialmente, da 1ª para a 2ª avaliação, a probabilidade estatisticamente é significante (p<0,05), pois no início do trabalho, as pessoas saíram do sedentário e iniciaram um programa de exercícios. 

Depois, a perda da gordura e o ganho de força, foram gradativos. No geral da 1ª para a 4ª avaliação, pode-se dizer que o programa é eficaz pois estatisticamente é significante, resultando em grande mudança corporal. 

 A partir dos resultados obtidos neste estudo, destacam-se as seguintes conclusões:

1. A média de % de gordura diminuiu, se compararmos o percentual de gordura da primeira para a quarta avaliação. Porém em algum momento, dentro das quatro avaliações realizadas, houve clientes que ganharam gordura corporal, fugindo do seu objetivo. Isto possivelmente pela falta de frequência nas sessões programadas;

2. Em média as clientes tiveram seu % de massa muscular aumentada, se compararmos o percentual da primeira para quarta avaliação. Da mesma forma que ocorreu, com as mesmas clientes aumentando o percentual de gordura, diminuiu o percentual de massa muscular, ou seja, o fator falta de regularidade foi provavelmente o motivo que levou as mesmas clientes a ganhar gordura e a perder massa magra;

3. O peso total é definitivamente um componente que não pode ser analisado isoladamente, pois houve clientes que ganharam peso total e perderam gordura corporal, isto devido ao aumento no percentual de massa magra;

4. Apesar do não controle da alimentação das clientes, nota-se, através do contado e do diálogo, que elas têm uma dieta mais equilibrada, que evitam doces, frituras... Obtém melhores resultados do que as clientes que não têm nenhum tipo de restrição alimentar;

  REFERENCIAS

ASTRUP, A. et al. (1996) Low resting metabolic rate in subjects predisposed to 

obesity: a role for thyroid status. Amer Journal of Clinical Nutrition. v.63, 879 - 893.

BALLOR, D.L.;McARTHY, J.P. & WILTERDINK, E. J. (2000) Exercise intensity does 

not affect the composition of diet and exercise-induced body mass loss. Amer. 

Journal of Clinical Nutrition. v.5, 268-272.

BARBETTA, P.A. (2001) Estatística aplicada às ciências sociais. 4.ed., Florianópolis: 

Ed. da UFSC.

CARVALHO, A. B.R., PIRES-NETO, C. S. (2000) A impedância bioelétrica na 

avaliação da composição corporal. Revista Brasileira de Atividade Física e 

Saúde. 5(1), 35 - 44

DE ROSE, E.H. (1984) Prêmio Liselott Diem de Literatura Desportiva 1981. 

Cineantropometria, Educação física e treinamento desportivo. SEED/MEC. 

Guarulhos, Sp: Editora do Brasil S/A para FAE, Rio de Janeiro.

DE ROSE, E. H., PIGATTO, E., DE ROSE, R. C. F. (1984) Cineantropometria, 

Educação Física e Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: SEED/MEC.

FARIAS JUNIOR, J. C. (2001) Associação entre nível de atividade física, 

composição da dieta e gordura corporal em adultos. Revista Brasileira de Atividade 

Física e Saúde. 6(3), 34 - 42.

FERNANDES, J. F. (1999) A Prática da Avaliação Física. Rio de Janeiro: Shape.

FILARDO, R.D.; PIRES-NETO, C.S. & RODRIGUES-AÑEZ, C.R. (2001) 

Comparação de indicadores antropométricos e da composição corporal de escolares 

do sexo masculino participantes e não participantes de programas de 

treinamento. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 6(1), 31 - 37.

GIL, A. C. (1996) Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3ed. São Paulo: Atlas

GUEDES, D. P. (1989) Composição Corporal: Princípios, Técnicas e

Aplicações. Florianópolis: Ioesc.

GUEDES, D. P., GUEDES, J. E. R. P. (1997) Atividade física, composição da dieta e 

gordura corporal em indivíduos adultos. Revista Kinesis. Santa Maria, 18, 7 - 21.

HORTA, L. (1994) Estudo longitudinal do peso e massa gorda corporal num grupo 

de futebolistas de alta competição. Revista Portuguesa de Medicina Desportiva, 12: 

39 - 44.

HOWLEY, T.H & FRANKS, B.D. (2000) Manual do Instrutor de Condicionamento 

Físico para a saúde. 3ª ed. Porto Alegre: Editora Artmed.

HEYWARD, V. H. (1991) Advanced fitness assessment and exercise prescription. 

Champaign: Human Kinetics.

KATCH, F.I.; KATCH, V. &McARDLE, W. D. (1985) Fisiologia do Exercício, Energia, 

Nutrição e Desempenho Humano. 3.ed. Rio de Janeiro: Interamericana.

LOHMAN, T. G. (1992) Advances en body composition assessment. 

Champaingn: Human Kinetics Books.

MALDONADO, S.; MUJIKA, I. & PADILLA, S. (2000) Influence of body mass and 

height on the energy cost of running in highty trained middle- and long- distance 

runners. Int. J. Sports Med. 23(4): 268 - 272.

McARDLE, W. D.: KATCH, F. I.: KATCH, V. L. (1992) Fisiologia do Exercício Energia 

Nutrição e Desempenho Humano, Guanabara.

MONTEIRO, A. G. (2000) Treinamento Personalizado: uma abordagem didático 

metodológica. Phorte.

MOREHOUSE, L. E., MILLER, Jr. A. T. (1978) Fisiologia delejercicio. 4ed. Buenos 

Aires, Paidos: 241 - 253.

NAHAS, M. V. (1989) Fundamentos da Aptidão Física Relacionada à Saúde. UFSC, 

Florianópolis.

NAHAS, M. V. et al. (1995) Distribuição da Gordura Corporal Subcutânea e Índices 

de Adiposidade em indivíduos de 20 a 67 anos de idade. Revista Brasileira de 

Atividade Física e Saúde. 1(2), 15 - 25.

PARIZKOVA, J. (1982) Gordura Corporal e Aptidão Física. Guanabara, Rio de 

Janeiro.

PETROSKI, E. L. (1995) Desenvolvimento e validação de equações generalizadas 

para a estimativa da densidade corporal em adultos. Santa Maria, RS, Tese de 

Doutorado, UFSM.

POLLOCK, M. L., WILMORE, J. H. (1993) Exercícios na Saúde e na 

Doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2ed. Ed. Medsi.

RACETE, S.B.; SCHOELLER, D.S.; KUSHNER, R.F.; NEILAND, K.M. & 

IAFFALDANO, K.H. (1995) Effects of aerobic exercise and dietary carbohydrate on 

energy expenditure and body composition during weight reduction in obese 

women. American Journal of Clinical Nutrition. 61, 486 - 494.

SARRIS, W.H.(1998) Int. J Relat. Metab. Disord. 22 Suppl 2:515-521. Disponível na 

internet: http://www.ncbi.nlm.nih.gov. Acessadaem 10/08/2002. On line

SCHIMIDT, W.D.; BIWER, C.J. & KALSCHEVER, L.K. (2001) Effects of long versus 

short bout exercise on fitness and weight loss in overweight females. J. Am. Coll. 

Nutr. 20(5): 459-501. Disponível na internet: http://www.ncbi.nlm.nih.gov. Capturado 

em 10/08/2002. Online.

SCHWINGEL, A.; PETROSKI, E.L. & VELHO, N.M. (1997) Análise morfológica de 

jogadores profissionais de futebol de campo. Revista APEF. 12(1), 05 - 11.

SILVA, A.I. ; RODRIGUEZ-AÑEZ, C.R. (2001) Perfil antropométrico e da composição 

corporal de árbitros de futebol. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 7, 43.

Professor André Galvão - 1o. Encontro Centro Oeste de Atividade Física - Brasília 

– 1997.

Personal Training & Condicionamento Físico em Academia - NOVAES & VIANNA, 

Editora SHAPE - 1998 p.5.

Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado - Fausto Arantes 

Porto - SEBRAE – 2000.

Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.