Teste e Avaliação É um instrumento ou ferramenta de medida que é utilizado para obter informações
sobre um dado específico ou característica sobre um grupo ou indivíduo. Medida: é o escore
ou número que foi obtido baseado no teste. Avaliação: é um julgamento, uma classificação
e uma interpretação feito a respeito de um estudo baseado na medida ou em algum critério
pré-determinado.
Objetivos dos Testes, Medidas e Avaliação na Educação Física
Fundamentação científica para a elaboração de um programa de treinamento:
O teste irá fornecer subsídios sobre dados específicos, imprescindíveis para que o
professor possa prescrever o programa de treinamento de acordo com os propósitos do
aluno.
Exemplo: determinação do peso a ser utilizado no treino.
Diagnosticar: determinar os pontos fortes e fracos do aluno; e determinar o nível de
treinamento do aluno.
Exemplo: determinar quais grupos de músculos precisam ser mais exercitados.
Identificar os problemas biomecânicos na execução da técnica do exercício: este
fator tem forte influência com a eficiência mecânica do gesto motor e, consequentemente,
com o aproveitamento da força muscular.
Exemplo: realizar um exercício de tríceps no pulley alto com os cotovelos abduzidos.
Motivar: Proporcionar ao aluno um feedback da melhora do seu desempenho no
teste; está relacionado com fatores bioquímicos, como o aumento ou redução das
descargas elétricas, evidenciando um maior ou menor grau de força.
Exemplo: em um teste de 1-RM, o aluno obteve um peso “x”. Em um segundo teste,
o mesmo obteve um valor “x + y”. Predizer o desempenho esportivo: a força é uma
qualidade física básica para qualquer atividade motora, possibilitando um bom desempenho
na execução das técnicas esportivas.
A ausência de força resulta numa rápida fadiga muscular, limitando a performance.
Exemplo: um jogador de tênis que não consegue suportar o peso da raquete por um período
prolongado de tempo.
Avaliar: a avaliação é realizada com base nas medidas obtidas nos testes (objetivo)
e em todos os itens ou dados observados pelo avaliador (subjetivo). Partindo deste
pressuposto, serão então realizados:
a) Interpretações e Julgamentos: exemplo: na realização de um teste no supino
verificamos que o aluno não consegue elevar o peso mínimo da máquina. A partir daí
julgamos que o referido aluno apresenta um baixo grau de força.
b) Classificação: Ranquear os alunos de acordo com o desempenho no teste.
Exemplo: uma equipe de jogadores de futebol, onde será estabelecido desde o
jogador mais forte até o mais fraco.
Metodologia da montagem do treinamento
Fatores a serem observados antes da aplicação de um teste :
1º) Exame médico;
2º) Anamnese e objetivos do aluno
;
3º) Avaliação postural;
4º) Antropometria (peso, altura, circunferências e dobras cutâneas) ;
5º) Avaliação neuro-motora e de resistência aeróbia e anaeróbia (se necessário).
Baseado no conceito de avaliação, o professor de Educação Física deve interpretar
e julgar qual o teste mais adequado para o seu aluno fundamentado nos fatores acima
relatados.
Exemplo: aplicação do teste de 1-RM para hipertensos (não adequado).
Como administrar um Teste
Critérios de autenticidade científica
Verificar se o teste é válido, confiável e objetivo.
- Validade – quando o teste mede o que se propõe a medir
- Confiança – reprodutibilidade dos resultados do teste. Mesmo avaliador
- Objetividade – reprodutibilidade dos resultados do teste. Avaliadores
diferentes.
Coeficiente de Correlação – simbolizado pela letra “ r ”
Padronização
O professor deverá obedecer, criteriosamente, todos os procedimentos relatados
para o teste selecionado, para não afetar sua validade.
Exemplo: um teste de em que é necessária a realização de um aquecimento prévio,
e o mesmo não é realizado.
Respeitar os parâmetros fisiológicos para a aplicação do teste
Exemplo: um teste para força explosiva (até 10 segundos) – intervalo mínimo de 2
minutos para que se possa readministrá-lo.
Segurança
Exemplo: aplicar o teste de 1-RM em uma pessoa que não possui experiência
com este tipo de exercício, e em peso livre.
Organização dos testes
O avaliador deve selecionar os grandes grupamentos musculares antes dos
pequenos, para evitar o cansaço (fadiga) dos pequenos grupos musculares, que
auxiliarão na ação motora dos grandes grupos.
Exemplo: não testar força de bíceps antes de grande dorsal (Rosca direta X
Puxador alto)
Alternar os exercícios de empurrar com os de tracionar.
Exemplo: supino com remada baixa.
Alternar os exercícios de membro superior com os de membro inferior. Exemplo: leg
press com supino.
Especificidade do teste.
Exemplo: testar força máxima dinâmica de nadadores (não é o mais adequado).
Organizar os testes de acordo com a exigência das qualidades físicas observando
os princípios fisiológicos e neuromusculares.
Exemplo: não testar resistência aeróbica antes de força explosiva.
Testes Laboratoriais
Dinamômetro
É um instrumento utilizado para medir a força estática e a resistência. Pode ser
conectado ao computador, permitindo medidas detalhadas da força, trabalho, torque e
potência gerada não somente em valores máximos, mas também em valores angulares.
Apresenta confiança de r >.90. Para se medir a resistência o avaliado deve resistir ao
movimento por 60 segundos, registrando-se a força em kg a cada 10 segundos. A
resistência relativa pode ser determinada dividindo-se a força final pela força inicial,
multiplicado por 100.
Tipos de dinamômetro:
- Handgrip:
- Dinamômetro dorsal e para membros inferiores.
Tensiômetro
Instrumento utilizado para medir a força isométrica. Pode ser utilizado em 38 grupos
musculares diferentes. É utilizado um goniômetro para ajustar o cabo ao ângulo desejado.
O tensiômetro produz um escore da pressão exercida no cabo durante uma contração
muscular máxima.
Plataforma de força
É montada em uma base sólida contendo elementos sensitivos, colocados
estrategicamente na superfície para que possa ser registrada a força em 3 planos (tridimensional). O sujeito executa um movimento ou resiste a uma força externa, resultando
em uma contração muscular e os elementos sensitivos captam as variações na pressão. A
força que será registrada corresponde a reações iguais ou opostas ao esforça necessário
para executar um movimento. A força dinâmica transversa, vertical e frontal são
amplificadas e registradas em forma de uma curva contínua com base no tempo. A
plataforma não é somente utilizada para mensuração da força, como também para análise
biomecânica (MONTOYE, et all, 1996).
Eletromiografia
É um teste específico capaz de estimar:
a) a excitabilidade muscular. Importante em atividades desportivas de caráter
neuromuscular;
b) a qualidade da contração muscular estimada pelo potencial muscular recrutado;
c) a velocidade de influxo nervoso dentro de nervos motores ou sensitivos.
O teste
de eletromiografia também pode ser executado durante o exercício, através de telemetria
e pode ser correlacionado com a fadiga e o sobretreinamento.
A vantagem da eletromiografia está no fato de se poder interpretar aqueles grupos
de músculos humanos cujo valor de tensão não pode ser determinado diretamente (DAL
MONTE & DRAGAN). Ultra-som IKAI e FUKUNAGA preconizaram um estudo no qual o
braço é estendido e mergulhado num tanque de água sendo a parte superior do mesmo
envolvida por um transmissor de ultra-som,
Os impulsos refletidos são registrados sobre
um oscilógrafo. Uma vez que as ondas de ultra-som são refletidas de maneiras diferentes
pelos diversos tecidos, (pele, tecido adiposo, músculos e ossos), será possível apresentar,
desta maneira, um quadro do corte transversal dos membros. (HOLLMANN & HETTINGER,
1989).
Testes não-laboratoriais Perimetria
A medida das circunferências faz parte da antropometria, que é a “...ciência que
estuda as medidas de tamanho, peso e proporções do corpo humano.” (POLLOCK &
WILMORE, 1993). Tais medidas são usadas, geralmente para predizer a densidade corporal e o percentual de gordura corporal. A perimetria nem sempre constitui um preditor
para o ganho de força. Isto pode ser verificado em um estudo realizado por IKAI e
FUKUNAGA (citado por MORITANI, 1979), onde eles encontraram um ganho significante
na força nos estágios iniciais do treinamento, sem acompanhamento de qualquer aumento
significante na área de secção transversa da musculatura. Segundo HOLLMANN &
HETTINGER (1983), a perimetria tem uma correlação elevada com o ganho de força para
praticantes de esportes de alto rendimento que priorizam esta qualidade física (r = .93).
Exemplo: halterofilistas. Nos desportistas em geral, esta correlação é de r = .80. Já
em pessoas não praticantes de esporte, tem pouca ou nenhuma correlação com a força.
Ainda, quando da realização de uma perimetria, deve-se observar os seguintes
fatores:
a) a posição de colocação do instrumento é fundamental para a validação e
confiança do teste:
- uniformidade do alinhamento da fita;
- colocação da fita sobre a pele
nua;
- não colocar o dedo entre a pele e a fita.
b) a tensão aplicada à musculatura – não comprimir o tecido sub-cutâneo;
c) é afetada pela massa magra, massa gorda e tamanho do osso.
Teste de força máxima dinâmica
Teste de 1-RM
É a quantidade máxima de peso levantado em um esforça simples máximo, onde o
aluno completa todo o movimento que não poderá ser repetido uma segunda vez.
Objetivos :
mensurar a força máxima dinâmica e determinar o peso a ser utilizado no programa de
acordo com os objetivos pré-determinados.
Descrição: Pode ser descrito de duas maneiras:
a) Crescente Realizar um aquecimento no próprio aparelho (peso proposto por
BAECHLE, 1992) - Selecione aleatoriamente um peso, que o aluno consiga levantar.
- Em seguida é adicionado peso até que se chegue a um valor que não permita que
o aluno consiga realizar um movimento completo. - peso máximo do exercício será
o último peso levantado com sucesso pelo aluno - teste de 1-RM crescente parte de
uma contração isotônica para uma contração isométrica
b) Decrescente Realizar um aquecimento no próprio aparelho (peso proposto por
BAECHLE, 1992)
- Inicia-se com um peso que o aluno não consiga realizar movimento.
- Em seguida ocorre uma redução gradativa do peso, até que o aluno consiga realizar
um movimento completo.
- Este é o valor do peso máximo estipulado para aquele exercício.
- teste de 1-RM decrescente parte de uma contração isométrica para uma contração
isotônica.
Local de realização: Sala de musculação .
Equipamento: Módulos ou aparelhos de musculação.
Pontuação: É o valor do peso que o aluno realizou em um movimento completo com
esforço máximo
Teste de Força de Resistência
Teste de Peso por repetição
Objetivo: Determinar o maior peso que o aluno consegue levantar em função do
número de repetições previamente determinadas de acordo com os objetivos estabelecidos.
Descrição: Estipular o número de repetições objetivadas no exercício, de acordo com
os objetivos traçados.
Selecionar o peso que julgamos (“feeling”) adequado para que o
aluno realize no exercício o número de repetições desejadas. Orientarmos o aluno a
executar o número de repetições previstas no exercício.
Avaliação: Se o aluno realizou as repetições previstas mantendo a eficiência
mecânica do gesto motor, com um certo grau de esforço, provavelmente este peso é o ideal
para o número de repetições desejadas. Se o aluno apresentou facilidade na execução das
repetições estabelecidas, o peso provavelmente é insuficiente para o número de repetições
desejadas. Se o aluno não conseguir completar com sucesso as repetições objetivadas,
provavelmente o peso excede a sua condição para realizar o número de repetições
desejadas. O aluno será novamente testado nos casos b e c, com pesos maiores ou menores, respectivamente, até que se chegue a um calor ideal para o mesmo, em função
do número de repetições estipuladas.
Local: Sala de musculação
Equipamento: Módulos ou aparelhos de musculação
Pontuação: É o próprio valor do
peso ideal para o número de repetições desejadas.
Comentários:
- É normalmente utilizado na fase inicial dos programas de
musculação.
- O peso utilizado no programa de adaptação serve como um referencial para a
realização do teste de peso por repetição
- Pode ser aplicado para iniciantes adolescentes e sedentários
- O teste poderá ser interrompido pelo professor, caso este perceba logo ao início
do teste, que o aluno realiza as repetições com extrema facilidade ou dificuldade.
Permitindo então um intervalo de 5 minutos, ou passando para outros exercícios que
envolvam grupos musculares diferentes e retomando em seguida, àquele exercício,
acrescenta ou diminui respectivamente o peso, pedindo ao aluno que reinicie o teste.
REFERÊNCIAS
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