Últimos Posts
recent

Principais modalidades de exercícios localizados

 Principais modalidades de exercícios localizados

1) Ginástica localizada: permite um ganho pequeno de massa muscular e não um aumento acentuado, devido ao uso limitado de peso nas aulas. É uma modalidade de exercícios que consiste em uma variedade de movimentos simples como flexões e saltos, quase sempre rítmicos e usualmente feitos sem o uso de equipamentos. 

A ginástica localizada é uma ótima aposta para quem quer aumentar a força e a flexibilidade usando apenas do peso do próprio corpo. A maior parte do publico adepto deste tipo de exercício ainda são as mulheres, entretanto ele é indicado para ambos os sexos. Os exercícios usualmente praticados nesta modalidade são: agachamento, tríceps, peitorais, glúteos e abdominais. 


Como funciona uma sessão de ginástica localizada


Uma sessão ou aula de ginástica localizada, embora não seja uma sequência obrigatória, é dividida geralmente em quatro etapas:
* Aquecimento: exercícios de aumento metabólico que deve ser lento e gradual;
* Parte principal onde são trabalhados os grandes grupos musculares;
* Exercícios de solo, que são essencialmente exercícios para o abdómen, glúteos e adutores;
* Relaxamento e volta à calma, que consiste na desaceleração gradual do seu corpo e dos batimentos cardíacos; 



Vantagens da ginástica localizada

As vantagens para sua saúde e qualidade de vida são notórias. Podemos destacar: 

* Melhora da postura: Como possui uma variada gama de exercícios, e a ginástica localizada treina o corpo todo de forma equilibrada, contribuindo para uma melhora geral na postura. 

* Melhora das habilidades psicomotoras: Os exercícios da ginástica localizada podem contribuir para a melhora da agilidade, do equilíbrio e da coordenação. 

 *Prevenção a possíveis lesões: Como a ginástica localizada fortalece músculos, ligamentos e tendões, quando feita de forma correta e constante, pode ajudar a reduzir e amortecer possíveis lesões do dia a dia. 

* Ajuda no emagrecimento: A ginástica localizada é uma ótima aliada para quem está procurando perder peso. Ela proporciona fortalecimento dos músculos desta forma, maior perda de gordura, além de ajudar a modelar o corpo e auxiliar o sistema cardiorrespiratório. 


A queima de gordura localizada é verdade?


É fato que a ginástica localizada emagrece bastante, entretanto, não é apropriado pensar que ela queimará gorduras localizadas em uma região específica, porque a perda de gordura é sistêmica, ou seja, ela acontece de forma geral no corpo. 

O organismo não identifica de onde as reservas de energia produzidas pelas gorduras são retiradas, e ele está constantemente mobilizando e armazenando gordura de diversas partes do corpo, em vários momentos do dia. 

Além disso, o corpo de cada indivíduo apresenta um padrão diferente para o processo de armazenamento de gordura e diversos fatores podem influenciar onde cada pessoa tem a maior parte de gordura localizada no organismo. Alguns desses fatores são os níveis hormonais, a genética e até o gênero. 


Desejo iniciar a prática de ginástica localizada. O que fazer?


Se você nunca praticou atividades físicas antes, procure um profissional da área da saúde e faça uma avaliação física. Ele poderá lhe pedir alguns exames e vai verificar se você está com condições de saúde apropriadas para a prática dessa atividade. 

Com a avaliação médica, é importante procurar um profissional competente e capacitado na área de educação física, que poderá lhe orientar nos exercícios de forma apropriada e indicar o numero de exercícios e repetições que são melhores para seu caso. 

É natural começar com poucos exercícios e poucas repetições e a tendência é ir aumentando a intensidade à medida que for se acostumando com a atividade. Além disso, isso evita que você se machuque ou sofra alguma lesão por conta de exercícios em excesso ou mal realizados. Se o seu objetivo é emagrecer, a alimentação também é imprescindível. Um profissional de nutrição preparado pode te dar dicas de como ter uma alimentação saudável, montar um cardápio com as refeições adequadas e o que você deve comer ou não. 


2) Musculação: Tem como principal atividade o treinamento de força, mas também aborda o treinamento aeróbico, o treinamento de flexibilidade e correção postural. É uma modalidade de treinamento físico realizado contra resistência de pesos externos, chamada também de treino resistido, que tem como objetivo o aumento hipertrofia muscular, ganho de força e potência. É uma atividade de duração instantânea e elevada intensidade. 

Não é uma modalidade esportiva, mas contribui para a preparação de múltiplos atletas de diversas modalidades, além de ser o alicerce do treinamento de culturismo e também de algumas modalidades olímpicas como o levantamento de peso. A musculação é a principal atividade nas academias para preparação física, contribui além do crescimento muscular com a diminuição da gordura corpórea e o incremento da massa óssea. Sua prática constante leva a transformação harmoniosa da constituição física humana.

- Benefícios da musculação: Os benefícios são citados por Daniely Florêncio Emerenciano, professora da Contours Brasil, educadora física especializada em patologias, terceira idade, musculação e condicionamento físico. 

E também por Cristiano Parente, educador físico especializado em Fisiologia do Exercício, Nutrição e Suplementação Esportiva e considerado o melhor personal trainer do mundo pelo American Council on Exercise. Confira:

Define os músculos: Se você deseja músculos definidos (como braços fortes, barriga tanquinho e pernas torneadas), dietas ou massagens por si só não farão milagres; portanto, aderir à musculação pode fazer muita diferença. Definir os músculos a partir de exercícios localizados (algo que a musculação trabalha) é importante para aumentar a força, resistência e massa muscular; proporcionar bem-estar; melhorar o tônus muscular; e elevar a aptidão física, facilitando a realização de tarefas do dia a dia e outras modalidades esportivas.

- Ajuda a emagrecer: Para a execução dos exercícios, a musculação exige gasto calórico, gasto de energia e um alto consumo de oxigênio, o que acelera o metabolismo e reduz a quantidade de gordura corporal. Com a perda de peso, há menor sobrecarga nas articulações e risco de lesões musculares, além de prevenir a obesidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida devido ao menor risco de doenças (como infarto e diabetes). 

- Deixa os ossos mais fortes: Aumentar a densidade óssea garante ossos fortes e saudáveis. Por sua vez, fortificar os ossos previne doenças (como osteoporose), reduz o risco de fraturas e quedas, aumenta a força e resistência e mantém a estabilidade do corpo. Vale lembrar que a osteoporose (doença que causa a redução da massa óssea) afeta uma a cada cinco mulheres a partir da menopausa e não apresenta sintomas. Por isso, prevenir a doença com musculação é essencial. 

- Aumenta a massa muscular: Quando se pensa em ganho de massa muscular, é provável que venha à mente a imagem de uma pessoa forte e sarada. Contudo, mais do que um corpo definido, aumentar os músculos te fornece mais facilidade para executar atividades comuns, como levantar, sentar, andar e até respirar. Afinal, os músculos correspondem a até 40% do peso e são responsáveis pelo equilíbrio, postura, movimento e emagrecimento. Por isso, os exercícios localizados, feitos na musculação, são ideais para aumentar a massa muscular. Especialistas recomendam fazer musculação três vezes por semana para obter os resultados esperados.

 - Melhora a postura: A musculação é capaz de fortalecer os músculos do core e da lombar, ajudando as costas a se alinharem. Dessa forma, você garante uma melhor postura, reduz as dores nas costas e sua coluna agradece. Os músculos do core, que incluem a região abdominal, também precisam ser trabalhados para melhorar a postura, pois são responsáveis por sustentar e rotacionar o tronco. 

- Melhora a auto-estima: A musculação pode ser adaptada ao que a pessoa gosta e aos movimentos que ela consegue fazer para que haja uma evolução gradativa. Dessa forma, há um aumento da auto-estima tanto em relação à sensação de bem-estar como à forma física. Fazendo musculação regularmente, a pessoa terá um corpo mais saudável e definido, o que tende a elevar a aceitação à própria imagem. 

- Melhora a saúde mental: Quando nossos músculos estão mais desenvolvidos e têm um maior gasto energético a partir de atividades físicas, a produção hormonal fica mais equilibrada e, então, existe um melhor equilíbrio também da saúde mental. 

- Melhora o condicionamento cardiorrespiratório: Por repetir movimentos e ter uma evolução progressiva, a musculação também trabalha o sistema cardiorrespiratório, aumentando a frequência cardíaca conforme a intensidade de cada treino. Assim, há uma melhora no condicionamento deste sistema. Essa melhora, então, te deixa mais saudável. Afinal, haverá uma maior fluidez do sangue pelas artérias, deixando os vasos mais flexíveis e não sobrecarregando o coração. Tudo isso reduz as chances de doenças como infarto, colesterol alto, hipertensão e AVC. 

- Melhora a vida sexual: Praticar atividades físicas, como a musculação, aumenta a libido, permite conhecer mais seu próprio corpo, garante uma boa forma física (elevando a auto-estima), aumenta o fôlego e deixa os músculos mais resistentes para posições desafiadoras. Portanto, a musculação pode ser uma grande aliada para o desempenho na cama.


Doenças tratadas com musculação

* Tendinite: Há quem pense que ao ter tendinite os exercícios devem ser interrompidos por completo; mas especialistas e estudos têm apontado o contrário. 

Utilizar a musculação para alongar e trabalhar os tendões, de forma monitorada por profissionais especializados e com cargas leves, pode ser bastante benéfico para quem está em processo de recuperação da tendinite.

* Bursite: Enquanto a tendinite corresponde a inflamações nos tendões, a bursite diz respeito a inflamações nas bolsas de líquidos das articulações - e que geralmente estão entre os tendões. Ela ocorre, sobretudo, nos ombros, quadril, cotovelos, joelhos, calcanhares e dedões dos pés. Com orientação profissional, os sintomas da bursite (como dor nas articulações, maior sensibilidade, rigidez e inchaço) podem ser amenizadas com a musculação. Neste caso, o treino irá fortalecer os músculos próximos da área afetada, aliviando as dores. 

* Lesões musculares: As lesões musculares apresentam diferentes sintomas de acordo com o grau da lesão acometida. Contudo, os pacientes costumam ter dores, dificuldade para se locomover e edema. As lesões vão desde estiramento muscular a distensão, contusão e rupturas. Os exercícios de musculação, após liberação médica, podem auxiliar no controle da dor, reduzir espasmos musculares, auxiliar na regeneração do músculo afetado, recuperar a flexibilidade, minimizar o risco de novas lesões e preparar o paciente para o retorno a atividades habituais e esportes. 

* Sobrepeso e obesidade: É comum que exercícios aeróbicos sejam recomendados para pessoas com sobrepeso e obesidade a fim de reduzir peso, como a corrida, caminhada e dança. E associar atividades do tipo com a musculação traz benefícios ainda maiores a estes públicos. Afinal, fortalecer os músculos permite com que os treinos aeróbicos sejam mais fáceis de ser realizado, o que ajuda o corpo a consumir mais calorias. 

* Osteoporose: Para quem sofre de osteoporose, a musculação ajuda a fortalecer os ossos, amenizando os sintomas da doença e melhorando o condicionamento físico. Entretanto, é extremamente necessário nestes casos o acompanhamento constante de profissionais de educação física, como personal trainers, para que não haja riscos de fraturas devido ao excesso de exercícios ou de carga.

* Diabetes: Como a musculação exige contrações musculares repetitivas, há um maior estímulo dos componentes internos das células. Por sua vez, esses componentes, quando estimulados, permitem com que as proteínas carreguem a glicose de modo mais fácil. Portanto, a musculação pode ser uma grande aliada a quem tem diabetes - controlando o nível de açúcar no sangue e reduzindo a dependência de insulina. 

* Pressão alta (Hipertensão): Quem sofre de hipertensão tem vasos sanguíneos mais resistentes, o que exige que o coração trabalhe em dobro para levar o sangue a todo organismo. Desta forma, a musculação, ao trabalhar com pesos, ajuda neste transporte e ameniza a sobrecarga ao coração. Assim, aumenta ainda o nível de nutrientes, hormônios e oxigênio nos tecidos do corpo, deixando a pessoa mais saudável. 

* Artrose: A artrose costuma enfraquecer e até mesmo reduzir os músculos, comprometendo as articulações. Por isso, a musculação pode ser uma aliada para recuperar as regiões com artrose, garantindo menos dores aos pacientes. 

* Artrite: Quem sofre de artrite reumatóide precisa preservar a articulação afetada - e é aí que a musculação atua como uma forte aliada. A musculação pode reduzir a dificuldade de locomoção, por exemplo, que é uma das consequências da doença.

 Bruna Costa Dissordi, fisioterapeuta e proprietária da Focus, especializada em retorno ao esporte de atletas e terapia manual, afirma que é importante sempre respeitar os limites da lesão ou doença em questão.

Isso porque a musculação pode auxiliar na prevenção e reabilitação de doenças, mas ela por si só não é suficiente. Sempre consulte seu médico para aliar a musculação com demais cuidados, sejam medicamentos, fisioterapia ou outros procedimentos. 



Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.