Últimos Posts
recent

Conhecendo a História de Joseph Pilates


Conhecendo a História de Joseph Pilates de uma forma diferente


Tudo começou em 9 de dezembro de 1883 na cidade de Monchengladbach, perto de Dusseldorf, localizada na Alemanha, que foi quando o nosso querido Joseph nasceu. Filho de um ginasta premiado e de uma naturopata (ela fazia e recomendava o uso apenas de remédios naturais extraídos de ervas, pois  para ela eram muito mais eficientes do que uma cirurgia, por exemplo), Joseph sempre teve uma influência muito grande no quesito corpo e saúde.


Porém o começo desta história de Joseph Pilates nem sempre foi tão feliz assim, até porque ele era muito doente e sofria de problemas como asma, raquitismo e febre reumática.

Mas graças a grande influência de seus pais, Pilates começou a dedicar sua vida em favor da melhoria da sua saúde, onde ele focalizava a sua mente praticando técnicas respiratórias que o ajudavam com o problema da Asma.

Foi então que Joseph passou a estudar o seu próprio corpo e chegou à conclusão que a sua má postura e a sua respiração ineficiente eram as causas dos seus problemas de saúde.

Por isso, além de passar a trabalhar a sua respiração, ele começou a se exercitar ao ar livre apenas de calção (isso mesmo que você acabou de ler). 

Joseph possuía uma personalidade extravagante, pois além de gostar de festas, usava suas cuecas de exercício em qualquer lugar, inclusive nas ruas. 

Por volta dos 14 anos, ele passou a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, medicina tradicional chinesa, entre outros. Com isso, Joseph Pilates descobriu e estudou diversos tipos de atividades físicas diferentes como a musculação, a Yoga, o boxe, mergulho, kung fu e a ginástica. Por isso podemos notar uma grande influência dessas atividades no Método Pilates..

Em 1912, Joseph se mudou para a Inglaterra, onde lutou boxe profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard (polícia metropolitana de Londres). 

Dois anos depois, em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, se iniciou mais uma fase marcante na história de Joseph Pilates, onde ele foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas.

Neste campo de concentração, Joseph enfrentou situações precárias para viver e foi aí que ele resolveu colocar todo o seu conhecimento em prática. Ao se exercitar, Joseph insistia para que todos os outros presos realizassem os movimentos junto com ele, para que eles também pudessem estar saudáveis, mesmo vivendo em más condições.   

Até mesmo os presos feridos que não podiam levantar da cama, realizaram os exercícios propostos por Joseph, onde ele retirou molas das camas para criar equipamentos nos quais esses indivíduos pudessem realizar os movimentos deitados (por isso hoje existem equipamentos compostos por molas como o Cadillac e o Reformer).

Conforme os presos melhoravam, ele aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar mais força e flexibilidade, trabalhando não só com seus corpos, mas também suas mentes através do controle da respiração. 

Desta forma, todos sobreviveram não só a prisão, mas também à grande epidemia de gripe que acometeu diversas pessoas naquela época. Logo após a guerra em 1918, Joseph voltou para a Alemanha e passou seus conhecimentos para dançarinos como Rudolph Laban, além de treinar policiais e membros do exército alemão.

Um tempo depois, Joseph Pilates mudou-se para os Estados Unidos e durante essa migração, ele conheceu Clara, que então se tornou sua querida esposa. 

Juntos, Joseph e Clara criaram um Studio em Nova York e ensinaram Pilates para diversas pessoas até a década de 60, onde então passaram a desenvolver um conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que foi chamado de “Contrologia”, baseando-se no controle da mente sobre os músculos. 

Pilates acreditava que o estilo de vida moderno das pessoas causava a má postura e a respiração ineficiente, por isso ele trabalhava em cima deste fator. 

Além disso, o Método foi muito utilizado por dançarinos como George Balanchine e Martha Graham, que utilizavam o Pilates para ganhar condicionamento ou reabilitar as possíveis lesões causadas pelo ballet. 

 Para contar mais sobre a Contrologia, o mesmo escreveu dois livros: Your Health, publicado em 1934 e Return to Life Through que foi publicado em 1945 explicando o Método e seu modo de vida.    

Joseph e Clara eram muito talentosos onde ele era um ótimo professor e inventor, já ela por sua vez era uma instrutora de Pilates maravilhosa que ensinava o Método com grande eficiência. 

 Após passar muito conhecimento e contribuir para a melhora da saúde de milhares de pessoas, Joseph faleceu em outubro de 1967, aos 83 anos em Nova York e mesmo na terceira idade ele ainda manteve seu corpo em forma. 

 Mesmo não tendo filhos, o Método e o legado de Joseph foi passado adiante através de seus discípulos que aprenderam a técnica diretamente com ele. 

 Esses discípulos são:
Romana Kryzanowska;
 • Ron Fletcher;
 • Eve Gentry;
 • Kathy Grant;
 • Jay Grimes;
 • Bruce King;
 • Carola Trier;
 • Lolita San Miguel

Até os anos 80, o Pilates era utilizado apenas por dançarinos e atletas, porém nos dias atuais, o Método tem fama internacional e é praticado por milhões de pessoas, seja com o objetivo de condicionar ou reabilitar o corpo gradativamente.

Sendo assim….
 A história de Joseph Pilates foi a responsável por toda essa visibilidade que o Método possui nos dias atuais. Além disso, graças ao seu conhecimento, hoje diversas pessoas podem garantir diversos benefícios para o corpo e mente, tendo então uma melhora de vida constante. 

 Desta forma, podemos dizer então que o Pilates tem uma grande história e que além disso, também existem grandes influências no Método, tornando-o uma atividade física muito eficaz para qualquer situação de nossas vidas.  



Referencias 

1.Colado JC, Chulvi I, Heredia, JR. Critérios para o projeto dos programas de 

condicionamento muscular desde uma perspectiva funcional. In: Exercício físico em 

salas de condicionamento muscular: bases médicas científicas para uma prática 

segura e saludável. Madri: Panamericana; 2008. 

2. Heredia JR, Peña G, Moral S. Entrenamiento funcional em Sañudo. In: 

Novas orientações para uma atividade física saludável em centros de fitness. Local: 

Sevilha, Wanceulen; 2011. 

3. Heredia JR, Isidro F., Chulvi I, Mata F. Guia de exercícios físicos de fitness. 

Local: Sevilha, Editorial Wanceulen; 2011. 

4. Colégio Americano de Medicina Esportiva. Suporte de posição do American 

College of Sports Medicine. Modelos de progressão no treinamento resistido para 

adultos saudáveis. Exercício Med SciSports 2009; 41 (3): 687-708 

5. Heredia JR, Isidro F., Peña G., Mata F., Da Silva-Grigoletto ME. Critérios 

básicos para o projeto de programas de condicionamento neuromuscular saludable 

em centros de fitness. Lect Educ Físico Deportes (B. Aires) 2012; 17 (170): 1

6. Platonov V. El entrenamiento deportivo, teoria, metodologia. Barcelona: 

Paidotribo, 1988 

7. Stiff M, Verkhoshansky YV. Super treinamento. Treinamento de força 

especial para a excelência esportiva. Treinamento Esportivo. Local: Escondido, 1996. 

8. González-Badillo JJ, Ribas J. Programación del treinamento de fuerza. 

Barcelona: Inde; 2002. 

9. Hyrsomallis C, Goodman C. Uma revisão do exercício de resisitância e 

realinhamento da postura. J Strength Cond Res 2001; 15 (3): 385-390. 

10. Leclerc A, Chastang JF, Niedhammer I, Lander M-F, Roquelaure Y. 

Incidência de dor no ombro em trabalho repetitivo. Ocupar Environ Med 2004; 61 

(1): 39-44. 

11. Leijon O, Lindberg P, Josephson M, Wiktorin CH. Diferentes condições de 

trabalho e vida e suas associações com persistentes distúrbios no pescoço / ombro e 

/ ou lombalgia. Ocupar Environ Med 2007; 64 (2): 115-121 

12.Ferreira ABH. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Curitiba: 

Nova Fronteira, 2014.

13.https://revistapilates.com.br/historia-de-joseph-pilates/


Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.