Atividades de inovação
P&D experimental
* P&D interna: qualquer trabalho desenvolvido no interior da empresa com o intuito de aumentar o estoque de conhecimentos e usá-lo para projetar novas aplicações. Fazem parte da P&D interna toda a P&D conduzida pela empresa, incluindo a pesquisa básica.
* Aquisição de P&D externa: as mesmas atividades da P&D internas, mas adquiridas de instituições de pesquisa públicas ou privadas ou de outras empresas (inclusive outras empresas no interior de um grupo de empresas)
Atividades para as inovações de produto e de processo
* Aquisição de outros conhecimentos externos: aquisição dos direitos de uso de invenções patenteadas ou não patenteadas, marcas registradas, know-how e outros tipos de conhecimentos oriundos de outras empresas e instituições como as universidades e instituições de pesquisa governamentais, exceto a P&D.
* Aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens de capital: aquisição de máquinas avançadas, equipamentos, hardwares e softwares para computadores, e terras e instalações (incluindo melhoramentos fundamentais, modificações e reparos), que são requeridos para colocar no mercado as inovações de produto ou de processo. Excluísse a aquisição de bens de capital que integra as atividades de P&D interna.
* Outras preparações para inovações de produto e de processo: outras atividades relacionadas ao desenvolvimento e à colocação no mercado de inovações de produto e de processo, tais como design, planejamento e teste para novos produtos (bens ou serviços), processos de produção, e métodos de distribuição que não tenham ainda sido incluídos em P&D.
* .Preparações de mercado para inovações de produto: atividades voltadas para a introdução de bens ou serviços novos ou significativamente melhorados no mercado.
* Treinamento: treinamento (incluindo o treinamento externo) ligado ao desenvolvimento de inovações de produto ou de processo e sua implementação.
Atividades para as inovações de marketing e organizacionais
Preparações para inovações de marketing: atividades relacionadas ao desenvolvimento e ao lançamento no mercado de novos métodos de marketing. Inclui-se a aquisição de outros conhecimentos externos e outros bens de capital especificamente relacionada às inovações de marketing.
* Preparações para inovações organizacionais: atividades empreendidas para o planejamento e o lançamento no mercado de novos métodos organizacionais. Inclui-se a aquisição de outros conhecimentos externos e outros bens de capital especificamente relacionada a inovações organizacionais.
REFERÊNCIAS
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