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Empreendedorismo e inovação


 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

O empreendedorismo pode ser definido como a capacidade de reconhecer a oportunidade para se criar algo novo, um novo mercado, um novo meio de produção ou o uso de uma nova matéria-prima (BARON; SHANE, 2007). 

A pesquisa sobre empreendedorismo estuda as atitudes empreendedoras, a criação de novos negócios, como também o aparecimento de novos mercados (DAVIDSSON, 2005). Longenecker et al (2007) falam que os empreendedores são aquelas pessoas que detectam uma necessidade do mercado, assumem riscos e abrem uma nova empresa para atender àquela necessidade. Nesse processo, promovem a inovação e estimulam mudanças na economia.

Dessa forma, os empreendedores tentam criar valor com uma oportunidade. Baron e Shane (2007) mostram que a ideia do negócio quase sempre é uma combinação nova de elementos já existentes. O novo é a combinação e não os elementos que são combinados. 

 Os empreendedores percebem os desafios de modo diferente da grande maioria das pessoas, porque, nas palavras de Shane e Venkataraman (2000), onde a maioria dos indivíduos vê riscos, os empreendedores veem oportunidades. Segundo Shane (2003) o processo empreendedor é uma sequência de passos a partir da existência de uma oportunidade. 

O empreendedor usa suas características e habilidades pessoais para buscar os recursos necessários, estabelecer a sua estratégia empreendedora, organizar o processo empreendedor e executá-lo, buscando explorar a oportunidade identificada. 

O reconhecimento de oportunidades de mercado é a principal ação do processo de empreendedorismo, onde empreendedores buscam uma situação futura desejada, que tem um potencial valor econômico.

 O que auxiliará o empreendedor a detectar oportunidades é o ambiente onde ele está inserido e o seu conhecimento. Também, percebe-se o reconhecimento de oportunidades como um processo que pode ser melhorado através de treinamento

Drucker (2005) argumenta que "[...] a oportunidade é a fonte da inovação [...]", mostrando assim como é importante a chance inovadora para o empreendedor. Entretanto a inovação não deve ser confundida com invenção. 

A Invenção é o ato de criar um produto, processo, sistema ou tecnologia nova ou aperfeiçoada. Já a inovação tecnológica, ou simplesmente inovação, segundo o Manual de Oslo (OCDE, 2005b), seria um produto (bem ou serviço), ou um processo, ou um método de marketing, ou um método organizacional novo ou significativamente melhorado que foi introduzido no mercado. 

A ação empreendedora deve conter inovação, como algo novo, diferente, criando assim valor para o consumidor, de modo a combinar recursos existentes em uma nova e mais produtiva configuração, desenvolvendo produtos cobiçados pelos clientes (DRUCKER, 2005; LONGENECKER et al, 2007). Para se entender a importância que a inovação possui nos dias atuais, devemos observar alguns fatos interessantes. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para medir o nível de desenvolvimento social alcançado por um país. Todo ano é gerado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), que apresenta tal índice para aumentar a conscientização sobre o desenvolvimento humano em todo o mundo. 

Um dos fatores que elevam o desenvolvimento humano de um país é o nível de empreendedorismo do mesmo. Tanto que, para avaliar essa característica, outro relatório foi criado internacionalmente em 1999, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM, ou Monitor Global de Empreendedorismo em português).   





REFERÊNCIAS 

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Raynner

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