As empresas engajam-se em inovações em virtude de inúmeras razões. Seus
objetivos podem envolver produtos, mercados, eficiência, qualidade ou capacidade de
aprendizado e de implementação de mudanças. As atividades de inovação podem
apresentar dificuldades em função de diversos fatores. Entre eles temos os fatores econômicos, como custos elevados e deficiências de demanda; fatores específicos de uma
empresa, como a carência de pessoal especializado ou de conhecimentos, e fatores legais,
como regulações ou regras tributárias. Também podemos apontar como fatores influenciam
as inovações, segundo Kotsemir e Meissner (2013):
1. Avanços tecnológicos;
2. Novos hábitos de consumo, novos consumidores, segmentação de mercados;
3. Intensificação da competição;
4. Mudanças no ambiente de negócios.
Como exemplos de cada uma dessas categorias podemos apontar o aparecimento
de avanços tecnológicos nas áreas de TICs (Tecnologias da informação e comunicação),
nanotecnologia, etc., na primeira categoria.
Já na categoria seguinte temos a observação de oportunidades no mercado levando a produtos para classes C ou D, roupas mais práticas, tecidos com novas funcionalidades como proteção UV ou anti-suor, entre outras. Em relação a terceira categoria temos a globalização, o desenvolvimento da infraestrutura nacional permitindo a competição entre empresas de diferentes regiões do país, facilidade de acesso a máquinas e equipamentos, entre outros.
E por fim, na última categoria temos a criação de novas regulamentações tendo como exemplo a nova tomada, aprovação/proibição de remédios, introdução de métodos que levem a redução de custos ou aumento de faturamento, o aparecimento de lucros de monopólio, etc.
REFERÊNCIAS
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