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Tipos de Inovações

 Tipos de Inovações

Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. 

As inovações de produto podem utilizar novos conhecimentos ou tecnologias, ou podem basear-se em novos usos ou combinações de conhecimentos ou tecnologias existentes. 

O termo “produto” abrange tanto bens como serviços. Entre os exemplos de inovação de produto temos: a introdução do avião , os primeiros computadores pessoais e as câmeras digitais como exemplos de novos produtos usando novas tecnologias. 

O primeiro tocador de MP3 portátil, que combinou padrões de softwares existentes com a tecnologia de disco rígido miniaturizado, como exemplos de uma nova combinação de tecnologias existentes. E, em relação a melhoramentos significativos, a introdução dos freios ABS e dos sistemas de navegação GPS (Global Positioning System). 

No caso dos computadores pessoais, a nova tecnologia desbancou as máquinas de escrever da gigante Olivetti. Já os MP3 tomaram o lugar dos tocadores de CD e das fitas cassete, muito comuns na época. 


Na área de serviços, melhorias significativas dos serviços bancários, com o uso da internet, mudaram a forma do cliente se relacionar com o banco, além de reduzir os custos deste último com relação a sua rede física. 

Outro exemplo foi o surgimento da ferramenta de pesquisa com resultados organizados por prioridade criada pela Google (http://www.google.com/), a qual conseguia estabelecer uma ordem no “oceano caótico” de informações da internet tornando-se numa das maiores empresas do mundo. Também pode-se citar o surgimento do Dropbox (http://www.dropbox.com/) trazendo o serviço de armazenamento de arquivos na internet e possibilitando o acesso a qualquer arquivo de qualquer lugar conectado com a grande rede. 

Uma inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares. Ela visa reduzir custos de produção ou de distribuição, melhorar a qualidade, ou ainda produzir ou distribuir produtos novos ou significativamente melhorados.


Temos como exemplo desse tipo de inovação a introdução de novos equipamentos de automação em uma linha de produção, a introdução pela Makani, empresa criada pela Google, de uma nova forma de geração de energia através dos ventos (energia eólica) , a implementação de um novo sistema de reservas em agências de viagens, como o usado pela empresa Decolar.com (http://www.decolar.com/) e o desenvolvimento de novas técnicas para gerenciar projetos em uma empresa de consultoria. 

Já, em relação a métodos de distribuição (ou seja, logística da empresa) temos a introdução de um sistema de rastreamento de bens por código de barras ou de identificação ativa por frequência de rádio. Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços.

Inovações de marketing são voltadas para melhor atender as necessidades dos consumidores, abrindo novos mercados, ou reposicionando o produto de uma empresa no mercado, com o objetivo de aumentar as vendas. Um exemplo de inovação de marketing em design de produto é a implementação de uma mudança significativa no estilo de uma linha de móveis para dar-lhe uma nova aparência e ampliar seu apelo. 

Para métodos de marketing em posicionamento de produtos, que envolvem primordialmente a introdução de novos canais de vendas (ou seja, métodos usados para vender bens e serviços para os consumidores), temos a introdução pela primeira vez de um sistema de franquias, de vendas diretas ou varejo exclusivo, do licenciamento de produto. 

Como exemplo concreto temos a criação pelo Google de anúncios que aparecem de acordo com os termos buscados pelos internautas, assim os anunciantes têm acesso a consumidores diretamente interessados em seus produtos, e os anunciantes só pagam ao Google quando alguém clica em seus links. Também quando a Shimano (http://www.shimano.com/), empresa de japonesa de peças de bicicletas, criou a uma nova bicicleta conceito (a “Coasting”) para atingir novos clientes no mercado americano, mais especificamente, quem gosta de pedalar por diversão e não é esportista. 

 E, por fim, a apresentação criada na estação de trem da cidade de Antuérpia para promover o reality show "A busca por Maria" da estação de televisão belga VTM, em 2009. Uma inovação organizacional é a implementação de um novo modelo organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. 

Como exemplo temos o estabelecimento de bancos de dados com as melhores práticas, lições e outros conhecimentos, de modo que se tornem mais acessíveis a outros. Outro exemplo é a primeira implementação de sistemas de educação e de treinamento, ou de sistemas de gerenciamento da produção em geral ou para as operações de abastecimento, tais como sistemas de gerenciamento da cadeia de fornecedores, reengenharia de negócios, produção enxuta e sistemas de gerenciamento da qualidade. Segundo Freeman (1988), as inovações podem ser ainda de caráter incremental, referindo-se à introdução de qualquer tipo de melhoria em um produto, processo ou organização da produção dentro de uma empresa, sem alteração na estrutura industrial. 

Como exemplo de inovação incremental, podemos citar o iPod (tocador de MP3 que usa um disco rígido para armazenar os arquivos) pode ser visto como uma melhoria dos tocadores de MP3 baseados em CD, o sistema de priorização da Google frente aos mecanismos de pesquisa da época também, o retorno para página de pesquisa “limpa” do Google em relação aos sites da época como o Yahoo, entre outros exemplos. A inovação radical ou disruptiva é aquela que causa um impacto significativo em um mercado e na atividade econômica das empresas nesse mercado. Esse conceito é centrado no impacto das inovações, em oposição a sua novidade. O impacto pode, por exemplo, mudar a estrutura do mercado, criar novos mercados ou tornar produtos existentes obsoletos.





REFERÊNCIAS 

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Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/ view/5695.html>. Acesso em: 23 

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Raynner

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