Últimos Posts
recent

Processo de inovação, atividades de inovação e empresa inovadora


 Processo de inovação, atividades de inovação e empresa inovadora


O processo de inovação é um fluxo de atividades de inovação que visam a resolução de um problema seja conhecido ou desconhecido, bem entendido ou não . Além disso, esse processo é contínuo e também considera a interação entre os atores que participam dele. Suas principais etapas, segundo Kotsemir e Meissner (2013), são: 

1. Ideia (ou invenção) de "algo novo" (produto, serviço ou processo (organizacional ou tecnológico);
2. Desenvolvimento (ou produção) de "algo novo"; e . Comercialização (ou difusão) de "algo novo". Assim, o processo se inicia ou através da criação de nova tecnologia pela empresa ou pela identificação de uma necessidade dos clientes dessa mesma empresa. 

No caso de criação de nova tecnologia, a empresa passa a produzir determinado “algo novo” e finaliza com a venda do mesmo aos consumidores. Em relação a identificação de uma necessidade, a etapa seguinte envolveria o projeto e também a produção de “algo novo” e finalizaria com a sua venda para os consumidores. 

Durante todo esse processo, a empresa interage com o meio externo (sociedade, universidades, parceiros, etc.) de modo a viabilizar e melhorar esse processo. As atividades de inovação são etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem, ou visam conduzir, à introdução de inovações no mercado. 

Algumas atividades de inovação são em si inovadoras, outras não são atividades novas mas são necessárias para que as inovações cheguem ao mercado. As atividades de inovação também inserem a P&D que não está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma inovação específica. Aprofundamento Acesse o link abaixo para mais detalhes sobre a atividade de P&D. 


Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.